quarta-feira, 29 de agosto de 2018

População de Ilhabela apoia fim de canudos plásticos no comércio


Ilhabela, 29/08/2018 - O projeto de lei 57/2018 que proíbe a utilização dos canudos de plástico, exceto os biodegradáveis, nos estabelecimentos comerciais de Ilhabela foi apresentado à sociedade na audiência pública desta quinta-feira (23/8) e teve aprovação unânime de todos os presentes. Com a participação de técnicos da área ambiental, os dados apresentados só comprovaram os danos causados pelo material ao meio ambiente, animais e seres humanos.

De autoria do vereador Luiz Paladino de Araújo (PSB), o texto do projeto considera a proibição para bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares. Se aprovado e sancionado o projeto, os estabelecimentos mencionados terão o prazo de 180 dias para se adaptar. Neste momento a propositura tramita nas Comissões Permanentes de Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; Obras; e Educação. “Temos como objetivo transmitir conhecimento de forma técnica e mais assertiva. Gostaria de não fazer leis de proibição, mas o caminho é não gerar lixo”, destacou o vereador.

A vereadora licenciada que atualmente ocupa o cargo de secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB) deu início ao projeto na Câmara juntamente ao vereador. Com o seu afastamento, Luiz Paladino reapresentou o projeto que conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente. “Produzir menos lixo tem que ser a nossa meta. Enfrentamos problemas diariamente pela falta de consciência na geração do lixo. É preciso fazer a separação, aprender a reutilizar”, salientou.

Representando o Parque Estadual de Ilhabela, Marcos Aurélio do Nascimento afirmou o apoio ao projeto. Em sua explanação mostrou como o lixo tem afetado a unidade de conservação, ameaçando a fauna. Segundo ele, além das praias, os funcionários do PEIb frequentemente encontram canudinhos e outros tipos de lixo em locais de preservação e de difícil acesso, como é o caso do Pico do Baepi.


A presidente do Conselho de Meio Ambiente de Ilhabela, Gilda Nunes, que também falou em nome do Instituto Ilhabela Sustentável, destacou alguns objetivos da Agenda 2030, um compromisso assumido por 190 países, que elenca objetivos para um desenvolvimento sustentável, entre eles a vida na água. “Mais de 8 milhões de toneladas de plástico ao ano chegam ao mar. Quanto mais plástico, menos peixe”, ressaltou. Como ações efetivas, Gilda sugeriu um Centro de Triagem adequado na cidade, trabalho de educação ambiental eficiente e além dos canudos, proibição de sacolas e outros descartáveis.
Segundo a justificativa do PL, o plástico é considerado o principal depredador dos oceanos, causando enorme dano ao meio ambiente. Os canudos, presentes em abundância nas praias, também são fontes de formação de microplástico, o formato mais prejudicial do plástico e que já está presente nos alimentos, no sal, nos organismos e até na água potável do mundo inteiro.
A vida marinha foi tema da palestra da bióloga Amanda Fernandes do Instituto Argonauta que apresentou algumas ações realizadas no monitoramento das praias e resgate dos animais. “Canudos estão entre os itens mais retirados da areia e existe uma dificuldade de reciclar quando se transforma em microplástico. Se um peixe comer o microplástico, o próximo animal que comer esse peixe vai ter mais acúmulo do material e o topo da cadeia alimentar é o ser humano”, alertou. De acordo com informações da bióloga marinha, as tartarugas são as que mais são impactadas com o lixo e a Praia do Perequê lidera o ranking das praias com maior incidência de encalhes.

Entre as manifestações do público, foi sugerido que não apenas os canudos fossem proibidos, mas todo tipo de plástico. Os participantes alertaram também para necessidade de fiscalização após a validação da lei e contribuíram com sugestões para adequação da coleta de lixo no município.

O vereador Luiz Paladino de Araújo e a secretária de Meio Ambiente, Salete Salvanimais (PSB) explicaram que esse é o ponto de partida para outros avanços na legislação para conter a geração de lixo e que estão empenhados para alcançar resultados ainda melhores para o município.

Também participaram da audiência pública os vereadores Gabriel Rocha (SD) e Marquinhos Guti (DEM); além da vice-prefeita, Gracinha Ferreira e os secretários municipais Nilce Signorini (Desenvolvimento Social) e Ricardo Fazzini (Turismo). Na ocasião, ainda participaram alunos, professores e gestores do Colégio São João, que desenvolve projeto para conscientização dos malefícios do canudo plástico.

Também participaram da audiência pública os vereadores Gabriel Rocha (SD) e Marquinhos Guti (DEM); além da vice-prefeita, Gracinha Ferreira e os secretários municipais Nilce Signorini (Desenvolvimento Social), Nuno Gallo (Cultura) e Ricardo Fazzini (Turismo).

Na ocasião, ainda estiveram presentes alunos, professores e gestores do Colégio São João, que desenvolve projeto para conscientização dos malefícios do canudo plástico. Também palestraram Marcio Gennari, da empresa Paz em Gaia, Leonardo Magno, do Movimento Lixo Zero e João Malavolta, do Instituto Ecosurf, embaixador voluntário da ONU Meio Ambiente.

0 comentários: