quarta-feira, 15 de junho de 2011

As Ilhas de São Sebastião

Arquipélago de Alcatrazes
Comparado à Abrolhos o Arquipélago dos Alcatrazes, situado a aproximadamente 45 km do porto de São Sebastião, é um santuário que abriga diversas espécies de aves marinhas refugiadas ali em  época de reprodução. Além disso, é refúgio de baleias-de-bryde (animais que chegam a ter 15 metros de comprimento e 25 toneladas de peso), orcas, golfinhos e tartarugas.
Formado pela Ilha Principal, sua maior formação denominada Ilha dos Alcatrazes; pelas ilhas da Sapata, do Paredão, do Porto e do Sul, além de quatro outras ilhotas não nominadas, cinco lajes e dois parceis, Alcatrazes, apesar de tanta beleza, só para ser vista de longe, pois sua ilha principal serve de centro de treinamento para a  Marinha do Brasil.
Atualmente a legislação ambiental proíbe terminantemente a pesca, o fundeio e o mergulho, mesmo recreativo, num raio de dez quilômetros. Somente é autorizada a atividade de mergulho em casos especiais, como por exemplo, para pesquisadores.

Ilha Montão de Trigo
A Ilha Montão do Trigo é para quem gosta de conhecer um pouco mais sobre como vivem as comunidades existentes no litoral.
Situada entre a enseada da Bertioga e o canal de São Sebastião, a aproximadamente 14 km do continente, ali vive cerca de 50 caiçaras conhecidos como “monteiros”, os quais sobrevivem da pesca.
Na ilha não há praia e o desembarque é feito por uma ponte rudimentar sobre as pedras.  De seu topo, tem-se uma das visões mais generosas do continente, mas é preciso fôlego de atleta para chegar lá, pois são pelo menos três horas de subida.
Ninguém sabe quando a Ilha do Montão de Trigo começou a ser habitada. Conta uma dessas lendas marítimas que os moradores seriam descendentes dos sobreviventes de um naufrágio, ocorrido há mais de três séculos. A ilha é muito visitada por surfistas e mergulhadores.

As Ilhas
As Ilhas está localizada a cerca de 1,5 quilômetro de distância da Praia de Barra do Sahy, Juquehy e Barra do Una, possui este nome porque tem três elevações que de longe, parecem independentes, mas na verdade formam uma única ilha, com duas praias de areias brancas e finas e águas transparentes e calmas voltadas para o continente.
Excelente para o banho de sol, natação  e mergulho, oferece momentos inesquecíveis aos seus visitantes como o “avistar” golfinhos, tartarugas e diversos cardumes de peixes coloridos.
Muito frequentada por iates que fazem esta rota, é considerado o point dos navegantes;  para chegar até ela pequenas embarcações e alguns barcos fazem à travessia com saída das praias de Juquehy, Barra do Sahy e Barra do Una.

Ilhas da Couves
O acesso até a Ilha das Couves é feito do continente, geralmente por embarcações que partem  da Barra do Una, Juquehy, Boiçucanga e Barra do Sahy.
O desembarque é feito numa estrutura náutica miúda, composta por um pequeno píer de atracação.
Pelo mar avista-se a Toca da Velha, uma pequena caverna escavada pelo mar numa rocha de dez metros de altura. É muito procurada por mergulhadores devido aos seus paredões que impedem a aproximação de grandes embarcações.

Ilhas dos Gatos
Antigas histórias envolvem em mistério a Ilha dos Gatos. Em seu topo, a exuberante vegetação dominou os escombros da mansão construída em meados do século passado e diz a lenda que a casa era de um testa-de-ferro de Rockfeller, um importante homem de negócios nos Estados Unidos no século XX. A praia que dá acesso à ilha foi criada artificialmente pela explosão das pedras costeiras para uso na construção da mansão. O chão da pequena praia é recoberto por um espesso tapete de conchas quebradas. Com a morte de um dos donos a casa foi dilapidada aos poucos.
Embora nem sempre tranquilas, as águas muito límpidas permitem uma boa visão do fundo, atração especial para os amantes da natureza.
Para chegar até a ilha, pequenas embarcações e alguns barcos fazem a travessia, com partida das praias de Boiçucanga, Juquehy, Barra do Sahy e Barra do Una.

Toque-Toque Grande e Toque-toque pequeno


Do norte ao sul, a Ilha de Toque-Toque Grande é a primeira depois de Ilhabela, e localiza-se em frente à praia homônima. Não há nem praias nem pessoas por lá, mas o local é visitado para mergulho.
A Ilha de Toque-Toque Pequeno, mais ao sul, é menor, igualmente desabitada e lembra uma tartaruga quando vista da praia de Santiago.
Fonte: Depto de Comunicação| PMSS
Caraguablog/JFPr

0 comentários: