sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

CHEGOU O ANO NOVO! BEM-VINDO, 2011...

Caraguatatuba, as praias lotadas. O povo alegre, bem vestido. A maioria, com peça branca, com fé e esperança, cheia de planos, aguarda a chegado do novo ano... 


Agora, 31 de dezembro de 2010. Hora:  23h59min9seg. 
Moradores e turistas, todos juntos, começam a contagem regressiva: 
10!  9! 8! 7! 6! 5! 4! 3! 2! 1!... ZERO!!! 
Brindem e se cumprimentem: 
Chegou o Ano-Novo!!!


A passagem de ano é momento de alegria, união e expectativa para todos que desejam algumas mudanças na sua vida. No ritual que se inicia, muitos acreditam que tudo pode mudar. É como “começar de novo”, com esperanças energizadas, numa vida mais feliz.


Cerca de 500 mil turistas na orla marítima miram o céu para glorificar e se encantar com a beleza da queima de fogos. A maioria vai pular 7 ondas ou levar oferendas para Iemanjá. Mesmo os que não acreditam em superstições, acabam fazendo parte: não custa nada tentar renovar as perspectivas de um futuro melhor.
                                                                                                                                                                                                                                                                           
 FELIZ ANO-NOVO!
SÃO OS VOTOS DO CARAGUABLOG...
                                                                                   JFPr/Caraguablog

Show da virada terá, queima de fogos e muito pop rock em Caraguá


Caraguatatuba, princesinha do mar, litoral norte paulista, quer ter mais uma vez a maior festa de Réveillon da região e espera cerca de 500 mil turistas na orla marítima. No evento da passagem de ano esta previsto queima de fogos de artifício um show pirotécnico com duração de 20 minutos.
Quem não quer estar na beira do mar na virada do ano para receber 2011 com muitas esperanças e planos. Caraguatatuba além de suas belezas naturais, trás ainda muita música para aqueles que aqui escolheram para passar o fim de ano.
Rachid Camargo será a atração do show da virada em Caraguá, sexta (31). O músico lança seu novo álbum, que tem uma composição em homenagem ao Litoral Norte, intitulada “Mega Verão”. A apresentação será na arena do festival, na Avenida da Praia, às 22h.
Ex-integrante dos grupos Dominó e Vaka Loka, Rachid já havia gravado outro álbum solo chamado “Todos os sinais”. Agora, o cantor lança um novo CD, que leva seu nome.
                                                                                                           JFPr/Caraguablog

Marílson quebra jejum do Brasil na São Silvestre

Marílson desbanca Africanos
Quatro anos depois, o Brasil voltou a comemorar o título da Corrida Internacional de São Silvestre. Marílson Gomes dos Santos conquistou o tricampeonato da prova nesta sexta-feira, com o tempo de 44s07. No feminino, a vencedora foi à queniana Alice Timbilili, campeã de 2007, com direito a recorde.
Marílson havia ficado afastado nas quatro últimas edições, e na última vez que participou, havia levado o título em 2005. Com a sua melhor marca na prova, ele se tornou o primeiro brasileiro tricampeão da São Silvestre na era internacional da corrida.

No feminino, Timbilili fez o tempo de 50s19, seguida pela brasileira Simone Alves. Ela melhorou em sete segundos o recorde que era da compatriota Hellen Kimayio desde 1993.
Quando os homens largaram, o primeiro colocado na descida da Consolação era o brasileiro Eder Uillian da Silva, que depois foi ultrapassado por Israel dos Anjos e o marroquino Mohamed El Hachimi.
Enquanto isso, Marílson dos Santos permanecia no pelotão de trás junto com os outros quenianos, como vencedor de 2009 James Kipsang.
No Minhocão, o marroquino El Hachimi abriu vantagem, mas cansou e logo foi deixado para trás pelo pelotão liderado por Marílson dos Santos. Após o triunfo Marison se disse surpreso com vitória.
                                                                                                                                                                                                Reprodução: Uol/Esporte Atletísmo
                                                                                                                                Rafael Krieger e Rubens Lisboa

Sabesp aumenta campanha para conexão à rede coletora de esgoto

imagem: /www.canalkids.com.br
Aproveitando a alta temporada de verão e a grande presença dos chamados veranistas (pessoas que possuem segunda residência nas praias da região), a Sabesp do Litoral Norte intensificará a sua campanha para que os proprietários de imóveis promovam a conexão do esgoto à rede coletora da empresa.

Em parceria com as Prefeituras do Litoral Norte, equipes da Sabesp percorrerão os bairros com maior incidência de veranistas e que já possuem redes disponíveis para conexão.

Após o Ano Novo, serão visitados veranistas dos bairros Porto Novo, Jardim Britânia e Rio do Ouro, em Caraguá, além do Jardim Éden, em Ilhabela. Nas ações integradas, feitas com os setores de fiscalização das prefeituras, os técnicos farão oficialmente o pedido de conexão ao dono do imóvel, através de notificação
.
Vale lembrar que o serviço é feito de forma gratuita pela Sabesp para imóveis residenciais, sem nenhum custo ao morador ou veranista. As ações da campanha já têm surtido efeito. Em maio deste ano, por exemplo, foram registrados na região do Porto Novo 500 pedidos de ligação. Agora, a média mensal chega a 1,2 mil pedidos por mês.

Os moradores que ainda não fizeram o pedido devem entrar em contato com a Sabesp através do telefone 0800 055 0195 ou se dirigir a Agência de Atendimento mais próxima, cujo endereço vem descrito na conta de água.
fonte: Imprensa Livre, 30/12/10
O Blog de Caraguá - k

Dito & Feito - eleição de presidente da Câmara em São Sebastião

“Me sinto magoado por não terem cumprido o que foi negociado”

Marcos Tenório, vereador de São Sebastião, sobre sua candidatura derrotada à presidência da Câmara Municipal, se referindo a traição de colegas e negociações pré-eleitorais que nunca serão relevadas totalmente
O Blog de Caraguá - k

Em clima de esperança, tomam posse novos legislativos

A partir de amanhã, sábado, dia 1º de janeiro do ano, um novo legislativo municipal inaugura a vida política de nossas cidades.  Os vereadores são os mesmos, mudam apenas dos titulares de cadeiras diretivas.

A esperança é que se renovem os ares e principalmente se inaugurem boas práticas. Tivéssemos acompanhado as notícias ao longo do ano que se finda, de acordo com a cartilha do bom cidadão, teríamos visto que nem tudo são ou foram glórias por esses brasis afora em termos de política. Cá e acolá, as informações sobre corrupção são uma constante.

Nos legislativos municipais, em que pese sua presença bem diante do eleitor, podendo assim haver a cobrança direta, não acontece muito diferente. O povo só procura seus representantes para pedir favores pessoais. É o que tem acontecido.


Câmaras superlotadas de funcionários, funcionários fantasmas (aqueles que não trabalham, mas recebem), contrato para tudo que é serviço interno e via de regra superfaturados, parentes e amigos e até cabos eleitorais “trabalhando duro”, são uma praga altamente corrosiva dos dinheiros públicos. Carros ficam à disposição de vereadores sem necessidade alguma, já que seu mandato se resume aos limites do município e eles não representam a Câmara Municipal, função que é reservada unicamente ao seu presidente.

É este o quadro com o qual se depararão os novos presidentes eleitos. Eles têm tudo para mudar; têm a faca e o queijo à mão. Ma tudo pode ficar como está, intocável, em respeito a companheiros e acordos de bastidores que garantiram a vitória – coisas que não convêm trazer a lume. Teremos, assim, a repetição: Câmaras novas e práticas velhas. Nada muda.

Bem, com esperança ou sem esperança, a verdade é que amanhã teremos uma nova mesa para dirigir os trabalhos legislativos de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.

Os nomes podem ser ou não os melhores. Não são fruto de escolha popular, direta, pelas urnas, mas resultado de uma seleção partida dos próprios vereadores, através de uma eleição “entre si”, cuja propagandística e argumentos convincentes só eles conhecem, além, obviamente, do séquito interesseiro que orbita ao seu entorno, rendendo honras.

Dez vereadores para escolher um presidente é coisa simples. O universo é ínfimo. Mas não é assim que acontece na prática. As discussões de bastidores e até os engalfinhamentos confirmam isso. Dizem, porque nunca se apurou nada a respeito disso, que os acordos são os mais espúrios que a mente humana há concebeu um dia. É o que dizem; se é verdade ou não, não se saberá nunca.

Bem, divagações à parte, as cidades do Litoral Norte iniciam o ano com uma nova composição de Mesa de suas Câmaras Municipais.

Em Ilhabela, Carlos de Oliveira Pinto, do PMDB presidirá a Câmara, tendo Jovelino Brito, do PR, como vice-presidente. Luiz Mário, PV, é o 1º Secretário, e Roberto Lourdes, o Timbada, PDT, o segundo.

Artur Ramirez Balut, do PSDC, dirigirá a Câmara de São Sebastião. O vice-presidente é Marcos Jorge dos Santos, PV; 1º secretário, Luiz Antonio Santana Barros, o Coringa, DEM; 2º Secretário.,Solange Rodrigues de Araújo Ramos, PPS.

Caraguatatuba: Presidente: Wilson Agnaldo Gobetti (PDT); Vice-Presidente: Pedro Ivo de Sousa Tau (DEM); 1º Secretário: Cristian Alves de Godoi (PDT); 2º Secretário: Silmara Selma Mattiazzo Bolognini (DEM).

Em Ubatuba, Romerson de Oliveira, o Mico, do DEM, foi eleito presidente da Câmara pelos seus pares. Uma grande esperança de mudança, pois sucede a Ricardo Cortes, que "ficou presidente" por cinco anos. Ou seja, dá das cartas no legislativo ubatubense desde 2006, fazendo letra morta de um consagrado princípio, o da alternância nos poderes.

Somente São Sebastião fará solenidade de posse de sua nova Mesa Diretora amanhã, a partir das 19 horas. Nas demais Câmaras, de acordo com seu regimento, a posse dos eleitos é automática no dia 1º da legislatura, sem necessidade da prática de qualquer ato solene.
O Blog de Caraguá - k

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

HOJE EXALTASAMBA NA ARENA DO MEGA

Exaltasamba, em um ano repleto de alegrias para banda, quando comemora 25 anos de estrada, este show é uma continuação da festa e uma maneira de brindar o fim de ano com muita energia positiva.
O integrante Péricles, responsável por vocal e banjo, declara: "foi uma surpresa das melhores” e comenta que a música "Tá vendo aquela lua" chegou a ser a mais ouvida do Brasil e "Um minuto" ficou entre as mais ouvidas em diversas rádios.
               MEGA VERÃO CARAGUÁ

                                   EXALTASAMBA

Claudia Leitte se apresentou em Caraguatatuba

Claudia Leitte engatinha e faz caras e bocas no show
Claudia Leitte estava toda-toda durante show em Caraguatatuba, litoral de São Paulo, na noite desta quinta, 29. A loira fez caras e bocas, engatinhou no palco e ganhou beijinho de um dos bailarinos - o que retribuiu com um banho!
Claudia Leitte engatinha e faz caras e bocas

Cantora recebe flores de fãs

Claudia Leitte engatinha em Caraguatatuba

Cantora ganha beijinho do bailarino e retribui com um banho
CLAUDIA LEITTE VAI PARA SALVADOR/BAHIA NA PASSAGEM DO ANO, MAS DISSE FICOU ENCANTADO COM CARAGUATATUBA E SEU POVO E ESPERA VOLTAR EM BREVE!

O adeus de Lula

Há muitas maneiras de dar adeus. Damos adeus aos pais, aos mestres; quando viajamos, e no derradeiro momento da vida também damos adeus ao que parte. 

Neste fim de ano estamos envolvidos por um adeus político. O nosso Presidente da República vai dar um adeus ao Palácio do Planalto e ao exercício do poder; e os cidadãos vão dar  adeus a quem os governou durante oito anos. 

Lula já usou a expressão “rei morto, rei posto”. Expressão um tanto macabra e fúnebre para a transmissão de um poder democrático. Por esta referência  à morte do rei, o adeus a Lula se torna análogo ao momento de um pai, às beiras da morte, que chama seus filhos e lhes solicita que não desperdicem a herança que ele lhes deixa. 


O pai quer certificar-se da transmissão de sua herança. E os filhos dão o adeus a seu pai querido. Mas o que significa dar adeus a alguém? A própria etimologia da palavra nos indica que “dar adeus” a alguém é entregá-lo nas mãos de Deus. Até o momento em que a pessoa estava próxima, que nos preocupávamos com ela, de certa forma, éramos responsáveis por ela. 

Agora que ela parte, estamos livres dela e a entregamos nas mãos de Deus. Mas, neste adeus, permanece algo conosco. O pai, que parte, chama seus filhos para lhes lembrar que deixa uma herança, um tesouro. Ele não sabe se este tesouro realmente vai ser para o bem dos filhos, ou se  produzirá desentendimentos. Por isto, nem sempre as heranças deixadas pelos pais  são benéficas. Inclusive, podem ser “heranças malditas”. 

Neste sentido, Lula, certamente, deixará uma herança. Mas as avaliações desta  herança são polêmicas. Será ela uma herança benéfica ou maldita? Os acontecimentos  no Rio de Janeiro nos mostram que Lula, apesar de ter providenciado pratos de comida para muita gente, o que é louvável, pois quem dá um prato de comida a quem tem fome deve ser louvado, não deixa o Brasil pacificado social e politicamente. 

A linguagem lulista, no mínimo, sempre foi ambígua. “Brasil terá trem-bala, Brasil será uma potência econômica, Brasil será um país rico com o pré-sal, Brasil será sede da Copa, dos Jogos Olímpicos; milhões de cidadãos foram tirados da zona de pobreza, temos saúde quase perfeita, a educação vai bem, etc. etc...”. 

De repente somos confrontados com uma guerra do tráfico, do contrabando de armas e munições, e o mundo inteiro fica perplexo, pois o marketing do Presidente Lula e do Brasil, às vésperas de ser uma grande potência, se mostra como um país de favelados, de miseráveis em situações subhumanas que vivem do tráfico, do contrabando; um país de analfabetos, de desocupados; um país com uma das maiores desigualdades sociais, um escândalo; um país com uma justiça lentíssima e ineficiente; um país com políticos e funcionários corruptos e com linguagem mentirosa; um país com partidos políticos sem ideologia,  sem projetos e sem ética; um país de agiotagem, com altos juros para cheques especiais e com  cartões de crédito que cobram até 15% de juros por mês. Um escândalo! 

Criaram-se mil instituições que se apresentam como defensoras dos cidadãos, e quando se precisa delas nenhuma funciona. E o que os donos dos poderes da República fazem diante deste quadro? Compram aviões de cinquenta milhões de dólares para viajarem pelo mundo; se propõem a comprar os mais sofisticados aviões de guerra, para fazer guerra contra quem?  querem ser representantes do povo trabalhador, mas se hospedam exclusivamente em hotéis de cinco estrelas; viajam em jatinhos alugados... 

E onde estão as iniciativas para uma distribuição de renda justa , adquirida pelo trabalho digno com salários justos, e não por esmolas? Onde estão os projetos de desfavelização do Brasil?

Diante desta situação, cada vez mais brasileiros entram na marginalidade. E não são apenas os narcotraficantes. São os funcionários públicos, que manipulam licitações; os empresários que não pagam justamente seus trabalhadores, e sonegam impostos; que financiam campanhas políticas, comprando assim os políticos para defenderem seus interesses.

O adeus a uma situação geralmente prepara outra.   Na história temos diversos exemplos neste sentido.  Quando cortaram a cabeça de Luís XVI, os revolucionários da França prepararam o chão para o surgimento do Imperador Napoleão; o assassinato do Tzar e da Tzarina pelos soviets preparou a vinda de Stalin. 

Se o adeus ao pai, ao mestre, ao rei, ao presidente  não for cuidadoso e equilibrado, este adeus pode preparar o surgimento de mestres, reis  e situações piores do que aquelas das quais nos despedimos.  Por isto todo adeus deve ser também um adeus aos deuses do poder. 

E “deuses” políticos são ideologias equivocadas, ações de poder inadequadas; valores e desvalores. Diante disto, estamos convidados a dar um adeus a Lula, o que significa entregá-lo nas “mãos de Deus”. 

E que a sua herança, a “Era Lula”, não nos deixe uma “herança maldita”, incapaz de superar tragédias como a do Rio de Janeiro.

Inácio Strieder é Professor de Filosofia - Recife- PE.
Publicado no Recanto das Letras em 27/12/2010
O Blog de Caragua - k

Em oito anos, Lula gastou quase R$ 10 bilhões em publicidade

Lula é mesmo um político sem igual. Muita coisa pode servir para explicar os seus 83% de popularidade, entre elas o gasto de mais de R$ 9,3 bilhões dos cofres públicos no intuito de manter a sociedade informada sobre os atos de governo em seus oito anos de presidente.

A mídia que mais levou dinheiro do povo e gasto pelo presidente em publicidade foi a televisão, que respondeu por R$ 707,2 milhões, ou 64% de todos os anúncios feitos neste ano. O SBT deve ter sido o primeiro lugar. Nos jornais o presidente gastou 100,1 milhões, o que representa 9% dos gastos com propaganda. Bem próximo, os anúncios em rádios chegaram a quase R$ 100 milhões.


Em revistas foram gastos R$ 83 milhões. R$ 36,6 milhões e R$ 5,8 milhões foram os valores empregados nas propagandas na Internet e nos outdoors. Já a publicidade governamental em cinema, mobiliário urbano, carro de som, telas digitais em shopping, elevadores, supermercados e aeroportos respondeu por R$ 68,4 milhões, ou 6% do total investido no período.

O Ministério da Saúde foi o órgão que mais empregou recursos financeiros para publicidade e propaganda, nada mais, nada menos que R$ 137,8 milhões foram gastos em anúncios. á as aplicações da Secom chegaram a R$ 100,8 milhões. 


Ministério das Cidades dispensou R$ 60,3 milhões. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aparece na quarta colocação, tendo um consumo publicitário de R$ 23 milhões. Um pouco mais abaixo na lista dos maiores investidores em mídia, a Infraero aplicou R$ 842,3 mil.

Em 10 anos, o maior valor registrado em anúncio publicitário foi no ano passado, quando o governo aplicou quase R$ 1,7 bilhão em campanhas. A média diária de investimentos chegou a R$ 4,6 milhões, recorde desde o início da década. A cifra representa um incremento de R$ 519,7 milhões na comparação com 2008, quando foi aplicado R$ 1,2 bilhão em propaganda.

O principal responsável pelo acréscimo foi a Internet, que teve aumento de 101% no ano passado em relação a 2008. Em números, a Internet recebeu R$ 30,3 milhões a mais de investimentos em 2009.

Francis Himmer – de Belo Horizonte

[Com Informações de Amanda Costa, do Contas
 - Abertas/http://contasabertas.uol.com.br/WebSite/]
 - extraído do site: http://vandersonfreizer.zip.net/ - escrito por UnBlog
O Blog de Caraguá - k

Brasil poderá ter 13 novos estados

imagem do site: http://vandersonfreizer.zip.net/
Os deputados querem a criação de 13 novos Estados, é o que consta em vários projetos que tramitam na Câmara dos Deputados quase que em segredo. Os novos Estados seriam criados em todas as regiões do Brasil, com exceção apenas do Sul, que continuaria sendo formada por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Na Região Norte, seriam criados os Estados do Tapajós, Solimões e Carajás, além dos territórios federais do Marajó, Alto Rio Negro e Oiapoque. A Região Nordeste ganharia os Estados do Maranhão do Sul, Rio São Francisco e Gurguéia.


O Sudeste, por sua vez, teria três novos Estados: São Paulo do Leste, Minas do Norte e Triângulo. Além disso, seria recriado o Estado da Guanabara. No Centro-Oeste, seriam três novas unidades da Federação: Araguaia, Mato Grosso do Norte e Planalto Central.

Se a população brasileira concordar com todas as propostas em estudo, o Brasil, que tem 26 Estados e o Distrito Federal, passará a ter 39 Estados e três territórios.

Se os projetos forem aprovados no Congresso, o assunto será levado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pelos plebiscitos, para que os moradores de cada Estado decidam a favor ou contra a divisão. Caso a população decida pela separação, a proposta será encaminhada ao Palácio do Planalto. O presidente da República, então, teria que enviar ao Congresso um projeto de lei complementar propondo a criação da nova unidade.

Vanderson Freizer –  de Araçatuba
Publicado no Recanto das Letras em 19/12/2010
O Blog de Caraguá

15 bafômetros na fiscalização do Réveillon no nosso Litoral

Os policiais rodoviários Estaduais e Federais utilizarão 15 bafômetros para a fiscalização de motoristas alcoolizados ao volante com direção às praias do Litoral Norte neste final de ano. A abordagem será efetuada nos principais acessos. A operação contará com todo efetivo mais os reforços destacados para esse aparato. Assim a Polícia prevê que nenhum motorista bêbado saia ileso. O alvo é investir na média em 70 motoristas dia nas estradas próximas das praias.
O teste do bafômetro não é obrigatório pela lei, porém o inspetor chefe da Polícia Federal Sergio Amorim afirmou “quem se negar a fazer o teste, será encaminhado às delegacias, onde será feito exame clínico”.
Quem for pego dirigindo alcoolizado pagará  multa de R$ 900 e será suspenso de dirigir por pelo menos 90 dias. “Perante alguma suspeita vamos abordar o motorista porque as pesquisas mostram que os acidentes mais graves são consequência da bebida e da imprudência” continua Amorim.
Ele solicitou a colaboração de motoristas corretos e da população para ajudar na fiscalização e ligar para 190 se notarem algo incomum, tipo dirigir de forma arriscada.
                                                                                  Fonte: Polícia Rodoviária   -   JFPr/Caraguablog

São Paulo bate recorde de emissão de Passaporte



No ano em que a economia elevou o turismo internacional, incluindo a classe C, a emissão de passaporte aumentou em 38% em relação ao ano passado. Esse índice bate o recorde em São Paulo. Foram emitidos até dia 16 mais de 557 mil cadernetas contra 403 mil em 2009.
Quem pretende viajar não deve perder tempo
Com as festas de fim de ano e o início das férias, a explosão da demanda chega ao pico. Em 2009, o contrato entre a PF e a Datasist expirou. Uma nova concorrência, a troca da empresa emitente das carteiras e outros fatores ajudaram a agravar a situação da emissão de novos passaportes. Após o agendamento, dependendo do posto escolhido, o tempo de espera poderá ser de 15 a 20 dias.
O Caraguablog  alerta aqueles que desejam umas férias diferentes fora do país, não perder mais tempo e procurar logo um posto da PF.
Veja como requerer Passaporte...

COMO REQUERER UM PASSAPORTE
1-      COMO FAÇO A SOLICITAÇÃO?
Primeiro passo é preencher o formulário eletrônico
no site da PF (www.dpf.gov.br)
2-      E O AGENDAMENTO?
Imprima a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 156,07, e pague-a em qualquer banco. Depois, busque no site dia e horário em um dos postos da PF.
3-      QUAL DOCUMENTO DEVE APRESENTAR?
Documento de Identidade, título de eleitor e comprovante de votação, certificado de reservista, certidão de casamento (para quem teve nome alterado), passaporte anterior (quem tiver), comprovante de pagamento da GRU e o CPF.
                                                                                                                                Fonte: G1 Globo          JFPrCaraguablog

E está rolando a festa...

O show da Claudia Leitte está rolando a toda na Praça de Eventos, agora, depois da meia-noite. Como se diz por aí: está bombando. 

Sorte dos que puderam comparecer e apreciar boa música, pois muitos houve que, mesmo desejando ver a cantora, não puderam. O preço estava salgado demais: 50 pilas. Uma família com mais de cinco pessoas, lá se vai mais de meio salário mínimo pro beleléu, o que, com certeza, fará muita falta num lar modesto.

Teve gente que preferiu guardar seu rico dinheirinho para gastar em outra coisa qualquer. Uma pena que o preço do ingresso não tenha sido tão popular quanto a cantora.

Taí uma sugestão para os promotores do evento: ver se conseguem pôr preços mais acessíveis ao grosso da população.

Um show na praça pública, ora bolas!
O Blog de Caraguá - zp

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Jornal Expressão Caiçara desta semana

O Jornal Expressão Caiçara, nº 902, que circulou nesta quarta-feira, dia 29 dez 2010:


O encarte da publicação oficial da Prefeitura do mesmo jornal nº 902:

29 dezembro Caraguá vai EXPLODIR!!!!!!

Claudia Leite se apresenta no
Mega Verão Caraguá

Como ganhar qualquer discussão

A verdade nem sempre depende de fatos. Nos jornais, no Congresso ou no boteco, ela é freqüentemente empacotada, com táticas perversas e milenares. 

Conhecer essas técnicas é um bom jeito de se defender contra elas. E fazer a sua opinião prevalecer:

1. Capte a benevolência
Siga a dica da retórica romana (captatio benevolentiae) e adule o interlocutor. Ou diga coisas com que ele certamente concorda. Assim, é mais fácil fazer as pessoas ficarem dispostas a prestar atenção no que você diz.

2. Exagere o argumento do adversário
Interprete o que ele diz do modo mais genérico possível, fazendo-o parecer absurdo. É a “técnica do espantalho”, também chamada de “ampliação indevida” pelo filósofo Arthur Schopenhauer.

3. Entre na onda
Concorde com parte dos argumentos do outro, para, a partir daí, traçar a própria conclusão.

4. Invalide as opiniões dele
Use a tática ad hominem, o argumento “contra a pessoa”. Em vez de questionar o que o seu adversário disse, desqualifique-o.

5. Repita
Use o mesmo argumento do adversário. Mas a seu favor.

6. Revele a tática
Mostre que ele está usando uma tática para ganhar a discussão. Aproveite para fingir que você venceu.

OUTRAS DICAS

Mantenha a calma
O tom da fala vale mais que bons argumentos. Fique calmo e aberto ao que o adversário tem a dizer, sem parecer que o desfecho da conversa é uma questão pessoal. Em vez de ficar nervoso, tente irritar o outro.

Fique um passo à frente
Se você já tem uma idéia do que o adversário vai dizer e quais serão seus argumentos, antecipe-os, já mostrando por que estão errados. É provável que ele não insista em afirmá-los. Caso contrário, será repetitivo.

Classifique o adversário
“Um modo rápido de eliminar uma afirmação é reduzi-la a uma categoria geralmente detestada”, sugere o filósofo Schopenhauer. É por isso que quem é contra as cotas vira racista, quem quer um salário melhor é comunista.
Texto Leandro Narloch
O Blog de Caraguá - k

Dito & Feito - Internet

O que as pessoas faziam na década de 80 e anteriores sem o computador, sem a internet? Não sei o que seria de mim se não fosse o Google”

Luís Carlos, aluno da rede pública, estupefato, diante da possibilidade da não-existência da internet

“Muita coisa boa há na rede, não é difícil de encontrá-la. Informações de qualidade já não são privilégios de poucos e estão ao alcance de qualquer um, bastando disposição para acessá-las”
Paulo Garcia Pinto, o Paulinho, 25, técnico de informática, webdesign, programador, ele mesmo aluno e usuário das ferramentas que produz, sobre o mesmo tema

Caraguá Mix traz mais opções de lazer para moradores e turistas

O evento terá 25 espaços de variedades e cinco de alimentação 

Terminal Turístico
Com o objetivo de aumentar o turismo na região, até o dia 13 de fevereiro acontece o Caraguá Mix. O evento será no Terminal Turístico, do bairro Porto Novo, das hs às 22hs, e conta com praça de alimentação, shows regionais, área de lazer, artesanato e espaços comerciais.

Abrindo a programação de shows, a dupla ‘Marcos e Mingo’, de Caraguá, faz o show da virada. No dia 01 (sábado) é a vez do sertanejo de Romeu e Rogério e, no dia 15, Leandro Zambianchi canta o seu pop rock. As crianças também terão diversão garantida no parque de diversão no Beach Play.

Para a realização do Caraguá Mix foi montada uma tenda de 600 m² para as apresentações das oficinas culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (Fundacc), espaços para associações, fundo social e informações turísticas.

A produtora do evento, Mara Cristina, explica que atualmente o bairro do Porto Novo possui 58 colônias de férias e com o Caraguá Mix os turistas não precisam se deslocar para o Centro em busca de atrações. “Estamos com expectativa de atender um público de 96 mil pessoas, além de gerar mais opções de trabalho no verão”, disse.

O Caraguá Mix é uma parceria entre Mara Eventos e o Governo Municipal, por meio da secretaria de turismo de Caraguá.
Comunicação PMC
O Blog de Caraguá

O jovem, a tecnologia e o conhecimento

As apresentações em powerpoint nas salas de aula e o uso do computador na realização de pesquisas economizam tempo e tornam o aprendizado dinâmico; bem usada, a internet é fonte inesgotável de informações

O que as pessoas faziam na década de 80 e anteriores sem o computador, sem a internet? Não sei o que seria de mim se não fosse o Google. A frase, dita por um aluno da rede pública, revela o modo de viver na atualidade, quando a informática dominou praticamente todas as atividades e de certa forma se apresenta como a ferramenta primeira quando o assunto é a procura por informações.

Barsa vendida na feira do rolo, 
em Caraguá: preço de banana
Os jovens, mais receptivos às inovações, com mais facilidade entendem os mecanismos da informática e dominam suas ferramentas. As novas tecnologias, assim, praticamente são a fonte primeira senão única do jovem no aprimoramento do seu aprendizado. Mesmo os que têm mais idade, embora encontrem alguma dificuldade, não conseguem ficar ao largo da modernidade e passam horas a fio diante da tela do PC, às vezes a trabalho, pesquisando, elaborando textos e gráficos; outras, navegando, sem compromisso.

O conhecimento hoje já não repousa necessariamente na prateleira das bibliotecas, nas páginas dos livros ou dentro das salas de aula. Antes, está a um clique do mouse. O avanço tecnológico experimentado de forma acelerada nas últimas duas décadas, principalmente, trouxe consigo essa nova concepção a respeito do significado do que seja “busca do conhecimento”.

Barsa vendida a granel: quem dá mais?
Não são poucos os que trocam uma consulta aos livros por uma pesquisa no computador, mais rápida e prática, invariavelmente se utilizando do Google e enciclopédias eletrônicas como a Wikipédia. Em razão disso, muitos estão “aposentando” suas pesadas coleções Barsa, Delta-Larousse, Enciclopédia Britânica-Mirador, dentre outras, consideradas estorvo dentro de casa, tomando espaço. Triste fim para essas fontes de consulta, que no passado não muito distante eram motivo de orgulho aos seus “felizes possuidores”. Os jovens já nem sabem o que significam. Nos sebos, elas encalham.

Mesmo a prática do ensino no país aderiu à nova era e a sala de informática está presente em quase todas as escolas. O Governo Federal prometeu um computador portátil a cada aluno e o programa só não foi implementado por entraves meramente burocráticos. A seu tempo, ele também será realidade. É um caminho sem volta.

Isso tudo é bom?

Paulinho, webdesign: há coisa boa na rede
Muito se tem discutido a respeito da questão. Uns argumentam que a internet se tornou um celeiro de inutilidades pela quantidade de lixo que se lhe depositam a todo segundo. Verdade que textos de conteúdo moral e ideologicamente duvidosos e material pornográfico estão espalhados nas páginas eletrônicas. Mas os que defendem a rede mundial de computadores garantem que esses “senões” compõem o quadro plenamente democrático da universalidade de acesso à informação.

“Muita coisa boa há na rede, não é difícil de encontrá-la. Informações de qualidade já não são privilégios de poucos e estão ao alcance de qualquer um, bastando disposição para acessá-las”, garante Paulo Garcia Pinto, o Paulinho, 25, técnico de informática, webdesign e programador, ele mesmo aluno e usuário das ferramentas que produz.

Sites de relacionamentos, blogs, páginas de jornais e revistas, veículos de troca de comunicações instantâneas como o Twitter, Messenger e e-mails; locais para downloads de variadas modalidades de programas, gratuitos ou não, cursos diversos e cuidadosamente preparados, são o mínimo que a internet põe à disposição de seus usuários.
Sala de informática de uma escola: modernidade

Já é possível até cursar uma faculdade utilizando-se do computador, sem a necessidade de sair de casa e com a devida certificação pelo Ministério de Educação e Cultura. Os EADs são a prova de que as novas tecnologias se tornaram parceiras indispensáveis para a sedimentação do saber, e os jovens, pela versatilidade em assimilar novos conhecimentos, estão integrados nessa modalidade de aprendizado calcado no aparato oferecido pela informática.

Não dá mais para dissociar as novas tecnologias da prática pedagógica moderna. O uso do datashow é realidade que facilita a vida de professores e alunos, substituindo a lousa, as anotações apressadas e por vezes equivocadas. E o melhor: poupando tempo. “Havendo interesse, boa vontade, a informação e o conhecimento se revelam a cada clique. Tudo depende de como se utiliza o computador”, garante Paulinho.
O Blog de Caraguá - k

Confira os serviços de plantão para o Ano Novo

Na próxima sexta (31/12/2010) é ponto facultativo e não haverá expediente na prefeitura de Caraguá. Os setores de Fiscalização, Defesa Civil, Saúde e Trânsito atuarão com horários diferenciados.

A secretaria de Saúde atenderá as emergências com quatros ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU): uma na UBS do Massaguaçú; outra na UBS do Porto Novo; e duas no pátio da secretaria, no Indaiá.
O serviço de fiscalização da secretaria de Urbanismo será das 6hs às 12hs, no período da manhã, e das 14hs às 18hs, no período da tarde, com dois agentes cada. A secretaria de Trânsito conta com 35 agentes, das 8hs à 1hs e, quando forem realizados shows na Avenida da Praia, a equipe fica até o encerramento. A Defesa Civil está à disposição 24hs.

A Vigilância Sanitária terá fiscais para vistoria do comércio nos dias 26 de dezembro e 1º de janeiro, das 8hs às 14hs, e das 19hs às 0h, com duas equipes em cada período.
 
Serviços
Telefones de plantão
Fiscalização - (12) 7813-8903, 7813-8904 ou 7813-8911
Fiscais de Trânsito – 3886-6080/ 0800 778 8080
Vigilância Sanitária – (12) 3897-2124/ 3897-2150
Secretaria de Saúde (ambulâncias) – 192
Defesa Civil - 199
Comunicação/PMC
O Blog de Caraguá