As apresentações em powerpoint nas salas de aula e o uso do computador na realização de pesquisas economizam tempo e tornam o aprendizado dinâmico; bem usada, a internet é fonte inesgotável de informações
“O que as pessoas faziam na década de 80 e anteriores sem o computador, sem a internet? Não sei o que seria de mim se não fosse o Google”. A frase, dita por um aluno da rede pública, revela o modo de viver na atualidade, quando a informática dominou praticamente todas as atividades e de certa forma se apresenta como a ferramenta primeira quando o assunto é a procura por informações.
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O conhecimento hoje já não repousa necessariamente na prateleira das bibliotecas, nas páginas dos livros ou dentro das salas de aula. Antes, está a um clique do mouse. O avanço tecnológico experimentado de forma acelerada nas últimas duas décadas, principalmente, trouxe consigo essa nova concepção a respeito do significado do que seja “busca do conhecimento”.
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Mesmo a prática do ensino no país aderiu à nova era e a sala de informática está presente em quase todas as escolas. O Governo Federal prometeu um computador portátil a cada aluno e o programa só não foi implementado por entraves meramente burocráticos. A seu tempo, ele também será realidade. É um caminho sem volta.
Isso tudo é bom?
Paulinho, webdesign: há coisa boa na rede |
“Muita coisa boa há na rede, não é difícil de encontrá-la. Informações de qualidade já não são privilégios de poucos e estão ao alcance de qualquer um, bastando disposição para acessá-las”, garante Paulo Garcia Pinto, o Paulinho, 25, técnico de informática, webdesign e programador, ele mesmo aluno e usuário das ferramentas que produz.
Sites de relacionamentos, blogs, páginas de jornais e revistas, veículos de troca de comunicações instantâneas como o Twitter, Messenger e e-mails; locais para downloads de variadas modalidades de programas, gratuitos ou não, cursos diversos e cuidadosamente preparados, são o mínimo que a internet põe à disposição de seus usuários.
Já é possível até cursar uma faculdade utilizando-se do computador, sem a necessidade de sair de casa e com a devida certificação pelo Ministério de Educação e Cultura. Os EADs são a prova de que as novas tecnologias se tornaram parceiras indispensáveis para a sedimentação do saber, e os jovens, pela versatilidade em assimilar novos conhecimentos, estão integrados nessa modalidade de aprendizado calcado no aparato oferecido pela informática.
Não dá mais para dissociar as novas tecnologias da prática pedagógica moderna. O uso do datashow é realidade que facilita a vida de professores e alunos, substituindo a lousa, as anotações apressadas e por vezes equivocadas. E o melhor: poupando tempo. “Havendo interesse, boa vontade, a informação e o conhecimento se revelam a cada clique. Tudo depende de como se utiliza o computador”, garante Paulinho.
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