Lula é mesmo um político sem igual. Muita coisa pode servir para explicar os seus 83% de popularidade, entre elas o gasto de mais de R$ 9,3 bilhões dos cofres públicos no intuito de manter a sociedade informada sobre os atos de governo em seus oito anos de presidente.
A mídia que mais levou dinheiro do povo e gasto pelo presidente em publicidade foi a televisão, que respondeu por R$ 707,2 milhões, ou 64% de todos os anúncios feitos neste ano. O SBT deve ter sido o primeiro lugar. Nos jornais o presidente gastou 100,1 milhões, o que representa 9% dos gastos com propaganda. Bem próximo, os anúncios em rádios chegaram a quase R$ 100 milhões.
Em revistas foram gastos R$ 83 milhões. R$ 36,6 milhões e R$ 5,8 milhões foram os valores empregados nas propagandas na Internet e nos outdoors. Já a publicidade governamental em cinema, mobiliário urbano, carro de som, telas digitais em shopping, elevadores, supermercados e aeroportos respondeu por R$ 68,4 milhões, ou 6% do total investido no período.
O Ministério da Saúde foi o órgão que mais empregou recursos financeiros para publicidade e propaganda, nada mais, nada menos que R$ 137,8 milhões foram gastos em anúncios. á as aplicações da Secom chegaram a R$ 100,8 milhões.
Ministério das Cidades dispensou R$ 60,3 milhões. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aparece na quarta colocação, tendo um consumo publicitário de R$ 23 milhões. Um pouco mais abaixo na lista dos maiores investidores em mídia, a Infraero aplicou R$ 842,3 mil.
Ministério das Cidades dispensou R$ 60,3 milhões. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aparece na quarta colocação, tendo um consumo publicitário de R$ 23 milhões. Um pouco mais abaixo na lista dos maiores investidores em mídia, a Infraero aplicou R$ 842,3 mil.
Em 10 anos, o maior valor registrado em anúncio publicitário foi no ano passado, quando o governo aplicou quase R$ 1,7 bilhão em campanhas. A média diária de investimentos chegou a R$ 4,6 milhões, recorde desde o início da década. A cifra representa um incremento de R$ 519,7 milhões na comparação com 2008, quando foi aplicado R$ 1,2 bilhão em propaganda.
O principal responsável pelo acréscimo foi a Internet, que teve aumento de 101% no ano passado em relação a 2008. Em números, a Internet recebeu R$ 30,3 milhões a mais de investimentos em 2009.
Francis Himmer – de Belo Horizonte
[Com Informações de Amanda Costa, do Contas
- Abertas/http://contasabertas.uol.com.br/WebSite/]
- extraído do site: http://vandersonfreizer.zip.net/ - escrito por UnBlog
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