terça-feira, 17 de outubro de 2017

2ª Semana de Segurança Alimentar é iniciada com palestra sobre agricultura familiar

A 2ª Semana de Segurança Alimentar de Caraguatatuba começou nesta segunda-feira (16/10) com uma palestra sobre agricultura familiar, ministrada pelo engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) no Estado de São Paulo, Gilberto Figueiredo.

Ele explicou um pouco sobre segurança alimentar. “Isso é um conjunto de normas de produção e transporte. É uma padronização, para manter a qualidade dos alimentos”, afirmou. 

Além disso, Figueiredo ressaltou a importância da agricultura familiar para Caraguatatuba. “Nosso município não é só sinônimo de praia. As famílias têm muita força dentro da agricultura e estão cada vez mais fortalecidos, principalmente com as diversas parcerias com a Prefeitura”, falou o engenheiro.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Jr, falou durante a abertura do evento sobre as conquistas recentes do município em relação a doações de alimentos. “Em um mês desde a inauguração do Banco Municipal de Alimentos, nós arrecadamos quatro toneladas de alimentos, que foram reaproveitados e doados para instituições sociais da cidade. Essa é a nossa responsabilidade. E vamos continuar esse trabalho”, disse o prefeito.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Jonas Fontes, é importante todo o apoio dados pelas outras secretarias e pelos servidores públicos. “Durante o evento temos várias atividades em conjunto com as secretarias. Além disso, os nossos trabalhadores estão se esforçando ao máximo para realizar um bom atendimento. Então o Banco de alimentos tem a possibilidade de crescer ainda mais, pois o prefeito também nos ajuda muito”, afirmou.

Confira a programação da 2ª Semana de Segurança Alimentar

Dia 18 – Quarta-Feira
14h – Praça do Coreto:
Palestra sobre:
– Alimentação Escolar nas Escolas Municipais (parceria com a Secretaria de Educação);
– Palestra sobre Introdução de Papinhas (parceria com a Secretaria de Saúde);
– Orientações sobre aleitamento Materno / Hora do Mamaço
(CEAMI/ SAÚDE);

Dia 19 – Quinta-Feira
18h30 – Auditório do Centro Universitário Módulo: Palestra com Alexandre Stanzioni (Técnico do Vôlei Masculino do Sport Club Corinthians Paulista) e Sidão (Jogador de Vôlei, Corinthians e Seleção) – “Pratica Desportiva, Importância e Benefícios”.

Dia 20 – Sexta-Feira
19h às 20h30 – Praça Tom Ferreira (praça do Skate): Aula de Dança e alongamento (parceria com Secretaria de Esporte e Academias)

Dia 21 – Sábado
8h – Auditório da FUNDACC – 1º Fórum de Segurança Alimentar de Caraguatatuba – “Políticas Públicas, como ferramenta para o desenvolvimento municipal”
8h – Credenciamento e Café
9h – Mesa de Abertura
9h30 – Histórico, Objetivo do Fórum e Apresentação do Banco de Alimentos e CRESANS.
10h: Palestra 1: Políticas Públicas, onde e como funciona?
10h50: Palestra 2: Aleitamento Materno –  Educação Alimentar e Nutricional
Palestrantes: Casa da Criança de Taubaté – Nutricionista: Marcos Moreira e Psicóloga: Silsa Gomes
12h – 13h30: Brunch
13h30: Recredenciamento
14h – Palestra 3: Alimentação, do Campo a Mesa. Palestrante: Agrônomo Dr. Marcos Roberto Furlan
15h: Momento expositivo – dialogando: O que constatamos?
15h30: Encerramento/Entrega de Certificados 

0 comentários: