sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Defesa Civil de Caraguatatuba cria Plano Preventivo para Ressacas

Além do habitual Plano Preventivo de Defesa Civil, este ano foi necessário estruturar pela primeira vez o novo plano para a cidade

Considerando o aumento do número e a frequência de eventos meteorológico-oceanográficos extremos, como ressacas do mar, marés altas e chuvas fortes, previstos para os próximos meses, está em vigência o Plano Preventivo da Defesa Civil para Ressacas, além do Plano Preventivo de Defesa Civil para inundações e escorregamentos, como acontece anualmente.

O objetivo do plano é minimizar danos humanos e ambientais causados pelos eventos costeiros. Plano Preventivo de Defesa Civil de Caraguatatuba é operado segundo os critérios técnicos previstos pela CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Casa Militar do Estado de São Paulo).

De acordo com a CEDEC, 52% das praias do Estado de São Paulo se encontram em risco alto de erosão costeira, que podem trazer prejuízos socioeconômicos e diversos tipos de transtornos à população, ao patrimônio público e privado, aos serviços e ao meio ambiente.

O Plano inclui monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica, vistorias em encostas, bem como pela mitigação de riscos através da remoção das pessoas residentes ou instaladas nessas áreas e abrigo das famílias que se encontrem ameaçadas, além de especial atenção às áreas onde ocorrem alagamentos e inundações, devido à ressacas e maré alta.

Entre outras ações importantes dentro deste plano estão a desobstrução de vias, valas de drenagem, limpeza de encostas, pequenas obras emergenciais, bem como apoio aos órgãos envolvidos, fornecendo transporte, máquinas e mão de obra.

Quem quiser obter mais informações sobre previsões dos riscos geo-hidrológicos no território nacional podem acessar o site  www.cemaden.gov.br, com informações disponibilizadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais-Cemaden, todo final da tarde.


Os alertas do Cemaden são enviados ao CENAD/MI, que os repassa para os órgãos de Defesa Civil Estadual e Municipal, e  resultam da combinação da possibilidade de ocorrência e do impacto potencial, podendo ser moderado, alto e muito alto. O telefone de plantão da Defesa Civil é o 199.

0 comentários: