Caraguá - Aspectos
da neurociência e comportamento dos adolescentes foi o tema abordado na Hora de
Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) unificado, desta segunda (31/5/2016), com
os professores de 6º anos da rede municipal – História, Geografia, Inglês,
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Educação Física.
Como o conhecimento pode motivar?
Como criar situações que eduquem a atenção do aluno, dentro do currículo? Como
a repetição é importante durante a aprendizagem para formação da memória de
longa duração? Esses foram algumas pontuações feitas pela palestrante, Elvira
Souza Lima, pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em
neurociências, psicologia, antropologia e música.
A educadora, que tem várias
publicações sobre a evolução do cérebro da criança, o aprendizado da fala,
leitura e escrita, cultura e conhecimento, entre outras, frisou bem que a vida
moderna está eliminando a brincadeira no dia-a-dia.
“Brincar é fundamental, essencial
para o desenvolvimento do lobo frontal e pré-frontal. Responsáveis pelo
desenvolvimento da fala e escrita, da formulação do pensamento abstrato, do
planejamento de ações, movimentos e tomada de decisões”, afirmou.
Também ressaltou a importância de
treinar o aluno para não se distrair. Segundo Elvira, é necessário trabalhar desde
a Educação Infantil os três níveis de atenção do cérebro – alerta, foco e
atenção executiva, para formar o comportamento de atenção do aluno.
“O computador ensina justamente o
contrário, a distração. Atividades aplicadas ao currículo como música, capoeira,
dança, xadrez comprovadamente aumentam o foco e atenção do aluno”, afirmou.
A professora de História Juliana
Lunardi Laureano disse que a palestrante pontuou uma visão geral das possíveis
falhas durante o aprendizado da criança e caminhos a seguir.
Já o professor de Matemática, Leandro
de Souza Andrade, avalia que o aluno de hoje não sabe estudar e é totalmente
influenciado pela sociedade imediatista e a cultura do efêmero.
“Temos que mostrar que existe um
mundo além da tecnologia. Que existe um conhecimento concreto, objetivo que
precisa ser aprendido e compreendido. E a repetição de informações durante a
transmissão das matérias é necessária para uma construção de conhecimento a
longo prazo”.
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