terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Inovação como forma de superarar as dificuldades é tema no Fórum Inclusivo

A jornalista percorre o país contando sua história de superação

A palestra “Qual a sua muleta? Transforme em Solução!”, da jornalista Jéssica Paula Prego, foi uma das atrações do 7º Fórum Inclusivo da Pessoa com Deficiência, promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), como parte da programação de abertura do evento. O segredo para superar as dificuldades na vida, na opinião da jornalista é a inovação, ou seja, aprender sempre algo novo e praticar sempre algo novo. 

Em sua palestra, no dia 1º de dezembro, Jéssica Paula Prego contou que aos seis anos de idade foi acometida por infecção de garganta, que provocou mielite transversa aguda (infecção na medula) acarretando a perda dos movimentos das pernas. Hoje, a jornalista de 25 anos percorre o país contando sua história de superação e provoca as pessoas a se reinventar por meio da inovação.

A viagem sozinha por 20 países entre a Europa e África, entre eles França, Etiópia, Sudão, Sudão do Sul e Uganda foi uma forma encontrada para aplacar suas angústias.

No Sudão do Sul descobriu o verdadeiro significado da palavra Ubuntu (“Sou o que sou porque somos todos nós). Jéssica estava sem dinheiro e sem ter como recebê-lo, pois não havia nenhuma agência bancária no país. Foi aí que desconhecidos que passaram pelo seu caminho e souberam da sua situação foram doando quantias diferentes para que ela pudesse seguir viagem.

No Sudão foi parar escondida em uma cidade que proíbe a visita de estrangeiros. “Entrei com uma canga de praia cobrindo o rosto e fingindo ser esposa de um desconhecido. Dessa experiência guardo fotos raras do local, que posso mostrar e contar nas minhas palestras”, disse. 

“Eu culpo minha deficiência por muita coisa e tenho várias coisas conquistadas por causa da deficiência. A gente escolhe qual história que vai contar: a de vítima ou a de superação”, destacou. De acordo com ela, é preciso sair da zona de conforto.

0 comentários: