Aspectos
da neurociência e comportamento dos adolescentes foi o tema abordado na Hora de
Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) unificado, dessa segunda (30/5/2016), com
os professores dos 6os anos da rede municipal – História, Geografia,
Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Educação Física.
Como o conhecimento pode motivar? Como criar
situações que eduquem a atenção do aluno, dentro do currículo? Como a repetição
é importante durante a aprendizagem para formação da memória de longa duração?
Esses foram algumas pontuações feitas pela palestrante, Elvira Souza Lima,
pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências,
psicologia, antropologia e música.
A educadora, que tem várias publicações sobre a
evolução do cérebro da criança, o aprendizado da fala, leitura e escrita,
cultura e conhecimento, entre outras, frisou bem que a vida moderna está
eliminando a brincadeira no dia-a-dia.
“Brincar é fundamental, essencial para o
desenvolvimento do lobo frontal e pré-frontal, pois são responsáveis pelo
desenvolvimento da fala e escrita, da formulação do pensamento abstrato, do
planejamento de ações, movimentos e tomada de decisões”, afirmou.
Também ressaltou a importância de treinar o aluno
para não se distrair. Segundo Elvira, é necessário trabalhar desde a Educação
Infantil, os três níveis de atenção do cérebro – alerta, foco e atenção
executiva, para formar o comportamento de atenção do aluno.
“O computador ensina justamente o contrário, a
distração. Atividades aplicadas ao currículo como música, capoeira, dança,
xadrez comprovadamente aumentam o foco e atenção do aluno”, afirmou.
A professora de História, Juliana Lunardi Laureano,
disse que a palestrante pontuou uma visão geral das possíveis falhas durante o
aprendizado da criança e caminhos a seguir.
Já o professor de Matemática, Leandro de Souza Andrade, avalia que
o aluno de hoje não sabe estudar e é totalmente influenciado pela sociedade
imediatista e a cultura do efêmero. “Temos que mostrar que existe um mundo além
da tecnologia. Que existe um conhecimento concreto, objetivo, que precisa ser
aprendido e compreendido. E a repetição de informações durante a transmissão
das matérias é necessária para uma construção de conhecimento a longo prazo”.
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