quinta-feira, 2 de junho de 2016

Caraguá se destaca em seminário sobre Educação em São Paulo

Aspectos da neurociência e comportamento dos adolescentes foi o tema abordado na Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) unificado, dessa segunda (30/5/2016), com os professores dos 6os anos da rede municipal – História, Geografia, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Educação Física.

Como o conhecimento pode motivar? Como criar situações que eduquem a atenção do aluno, dentro do currículo? Como a repetição é importante durante a aprendizagem para formação da memória de longa duração? Esses foram algumas pontuações feitas pela palestrante, Elvira Souza Lima, pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música.

A educadora, que tem várias publicações sobre a evolução do cérebro da criança, o aprendizado da fala, leitura e escrita, cultura e conhecimento, entre outras, frisou bem que a vida moderna está eliminando a brincadeira no dia-a-dia.

“Brincar é fundamental, essencial para o desenvolvimento do lobo frontal e pré-frontal, pois são responsáveis pelo desenvolvimento da fala e escrita, da formulação do pensamento abstrato, do planejamento de ações, movimentos e tomada de decisões”, afirmou.

Também ressaltou a importância de treinar o aluno para não se distrair. Segundo Elvira, é necessário trabalhar desde a Educação Infantil, os três níveis de atenção do cérebro – alerta, foco e atenção executiva, para formar o comportamento de atenção do aluno.

“O computador ensina justamente o contrário, a distração. Atividades aplicadas ao currículo como música, capoeira, dança, xadrez comprovadamente aumentam o foco e atenção do aluno”, afirmou.

A professora de História, Juliana Lunardi Laureano, disse que a palestrante pontuou uma visão geral das possíveis falhas durante o aprendizado da criança e caminhos a seguir.

Já o professor de Matemática, Leandro de Souza Andrade, avalia que o aluno de hoje não sabe estudar e é totalmente influenciado pela sociedade imediatista e a cultura do efêmero. “Temos que mostrar que existe um mundo além da tecnologia. Que existe um conhecimento concreto, objetivo, que precisa ser aprendido e compreendido. E a repetição de informações durante a transmissão das matérias é necessária para uma construção de conhecimento a longo prazo”.

0 comentários:

Veja também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

IMOBILIARIA

IMOBILIARIA
Sempre um bom Negócio - Corretores Credenciados - A Maior Variedade de Imóveis