segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Tecnologia vai ajudar preservação ambiental no Litoral Norte

Por app, moradores vão fazer denúncias e pedir resgate de animais. Aplicativo gratuito vai começar a funcionar em até três meses
Um aplicativo para smartphones pode se transformar no principal aliado para a preservação ambiental e da natureza no litoral norte de São Paulo. O aplicativo está sendo desenvolvido pelo Instituto Argonauta e irá receber denúncias e informações de moradores das quatro cidades da região - Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela.
De acordo com o presidente do instituto, Hugo Gallo, o aplicativo gratuito pode ser baixado por aparelhos Android e IOS e, após os moradores baixarem a ferramenta, eles podem colaborar com a preservação ambiental, principalmente com denúncias e pedidos de resgates de animais.
“Ele se tornará um ‘Argonauta’. A ideia é que os usuários possam colaborar, mandando informações de ocorrência de fauna,  denunciando possíveis infrações às leis de proteção do meio ambiente”, afirmou. Além de denúncias, a população poderá informar e mandar fotos de animais que chegam às praias ou avistados no mar.
A ideia de criar o aplicativo surgiu para que as ocorrências cheguem até os órgãos competentes mais rapidamente, com o auxílio da população.
O diretor explica que as denúncias serão encaminhadas aos órgãos responsáveis e serão acompanhadas pelo instituto. O usuário do aplicativo ainda tem a opção de permanecer anônimo.
“Vamos juntar a vontade de muitas pessoas de colaborarem com a preservação ambiental e conservação da natureza com o trabalho de pessoas, instituições públicas e privadas que atuam na área”, completou Hugo.
Desenvolvimento
Uma empresa foi contratada no início do mês para desenvolver o aplicativo e a previsão é que fique pronto em até três meses, após passar por testes. Ainda segundo o instituto, o contrato com a empresa prevê custos de manutenção e uma equipe será montada para o trabalho. ( Fonte: www.cenariomt.com.br)

Colaborou Camilla Motta

0 comentários: