terça-feira, 2 de julho de 2013

Participantes da Jornada Mundial da Juventude devem regularizar vacina contra sarampo

As famílias que receberão em suas residências os participantes estrangeiros da Jornada Mundial da Juventude precisam comparecer na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para verificar se as vacinas estão em dia. Os jovens de Caraguá que irão ao evento, que será no Rio de Janeiro, também devem comparecer às UBSs. A medida objetiva proteger a população contra o sarampo.

Todos devem ir até as Unidades Básicas de Saúde ou ao Centro de Atendimento Materno Infantil do município munidos da carteirinha de vacinação. As equipes avaliam a necessidade de aplicação da tríplice viral que, além de proteger contra o sarampo, age também contra a rubéola e a caxumba.

De acordo com a secretaria de Saúde, comerciantes e munícipes que também irão conviver com os visitantes devem estar com a vacina em dia. Essa medida será tomada em todo Estado de São Paulo, seguindo a orientação da Coordenadoria de Controle de Doenças da secretaria estadual da Saúde.

Controle – O Estado de São Paulo recebe diariamente grande número de pessoas de todos os países do mundo, que gera potencial risco de importação da doença de locais onde o controle do sarampo ainda não ocorreu.

Segundo o calendário de vacinação de rotina, a primeira dose da vacina tríplice viral deve ser administrada a toda criança de um ano de idade e uma segunda dose com 1 ano e 3 meses. Adolescentes até 19 anos devem ter duas doses da vacina e adultos que nasceram após 1960, ao menos, uma dose.

A Jornada Mundial da Juventude ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho. De acordo com a Diocese de Caraguatatuba, a previsão é que Caraguá receba cerca de 40 estrangeiros, entre alemães, espanhóis e argentinos que passarão pelo município a partir do dia 17. Mais de 150 jovens de Caraguá participarão da jornada.


Doença e erradicação – O sarampo tem alto risco de transmissão, caracterizada por febre e manchas avermelhadas pelo corpo, além de coriza, tosse e olhos avermelhados. A doença pode ser grave e caminhar para complicações sérias, como pneumonia e encefalite.

0 comentários: