quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

São Sebastião: Formandos do curso de turismo receptivo observarão aves na trilha do Sítio Jatobá

Trilha da Praia Brava faz parte do projeto Ecoturismo na Mata Atlântica

Atividade programada para o sábado (23) faz parte da aula de encerramento da turma Senac/Seduc
Os formandos do curso Desenvolvimento para Guias de Turismo Receptivo (inglês, espanhol e observação de aves) promovido pelo Senac em São Sebastião terão uma atividade diferenciada neste sábado (23).

A ação, voltada aos monitores de turismo certificados, cadastrados e credenciados, inscritos agora no curso de Observação de Aves, acontecerá na trilha do Sítio Jatobá, em Barra do Una, na Costa Sul.

Fruto da parceria entre Seduc (Secretaria de Educação) e Senac, esta fase dos estudos terá duração de 8 horas divididas entre aulas teóricas e práticas. Iniciado em 15 de setembro do ano passado, o curso, em sua totalidade, contou com carga horária de 98h (inglês e espanhol).

De acordo com a chefe de Divisão de Fomento ao Turismo, Sabrina Moraes Pereira, esta capacitação continuada contribuirá para o desenvolvimento sustentável do município, permitindo que a cidade e o trade turístico recebam profissionais preparados para atender a demanda num momento excelente no qual o Litoral Norte e o Brasil preparam-se para os grandes eventos esportivos mundiais, Copa 2014 e Olimpíadas 2016. “O guia de turismo é um profissional indispensável no atual mercado turístico e essencial para a valorização e preservação da natureza e cultura local”, observou Sabrina.

De acordo com o programa municipal de ecoturismo, decreto 2209/98, São Sebastião conta com 30 monitores cadastrados e credenciados pela Prefeitura e Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo São Sebastião.

Trilhas
O trecho a ser percorrido pelos formandos, segundo Sabrina, faz parte das quatro trilhas inclusas no projeto de Ecoturismo na Mata Atlântica, sendo esta excelente para a prática de observação de aves.

Desenvolvido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Fundação Florestal) em parceria com o BID e realizado pela Ruschmann Consultores, o projeto contempla ainda outras três trilhas: Sítio Arqueológico, no São Francisco, na Costa Norte; Cachoeiras do Ribeirão de Itu e da Praia Brava, ambas em Boiçucanga, na Costa Sul.

Segundo Sabrina, a aula final terá início às 8h, na sede da secretaria de Educação da Costa Sul, com o instrutor Carlos Rizzo, com temas teóricos: aves, modos e jeitos; classificação das aves; nomes; ferramentas para identificação das aves; o que é observação de aves; quem é um guia de observadores de aves; guia de observadores e guia de fotógrafos de aves.
Já às 14h, a aula prática será na trilha do Sítio Jatobá, sobre uso e manejo de binóculos; isca sonora; comportamento na trilha; o que observar; os diferentes comportamentos das aves e como atraí-las; e anotações de campo. Neste caso, a Prefeitura se responsabilizará pelo transporte do grupo.

As atividades serão encerradas às 18h.
No caso da observação de aves há algumas dicas que devem ser levadas em conta pelos observadores tais como usar roupas e bonés de cores discretas e sapatos fechados; evitar roupas brancas, amarelas e vermelhas; levar repelente, lápis e papel.
Foto: Duda Hawaii/PMSS
 Caraguablog/JFPr

0 comentários: