sexta-feira, 29 de abril de 2016

Governador fala sobre Hospital Regional e inicia escavação do primeiro túnel da duplicação do trecho de Serra da Tamoios

Em visita a Caraguatatuba na manhã desta quinta-feira (28/4/2016), o governador Geraldo Alckmin anunciou que está prevista para esta sexta (29) a abertura dos envelopes para definir a empresa vencedora da licitação do Hospital Regional. A unidade terá atendimento especializado em casos de média e alta complexidades e será referência para todos os municípios do Litoral Norte.

O futuro Hospital Regional do Litoral Norte será construído em uma área doada pelo Governo Municipal de Caraguá, localizada às margens da Rodovia Rio Santos, na altura do bairro Pontal Santa Marina. A expectativa é de que, após a definição da empresa e assinatura do contrato, as obras iniciem em até 90 dias.

Além desta notícia, Alckmin esteve na Fazenda Serramar, no bairro Pontal Santa Marina, para dar início às obras de perfuração do primeiro túnel da duplicação do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios. Estiveram presentes no local o prefeito de Caraguá, Antonio Carlos; o vice-prefeito, Antonio Carlos Junior; prefeitos da região; secretários municipais e de Estado e operários da obra.

A escavação sentido São José dos Campos do primeiro túnel da obra (3.675 metros), que será o maior do Estado de São Paulo, deverá ser concluído dentro de três anos. Toda a obra de duplicação do trecho de Serra, que começou em dezembro, tem previsão de ser finalizada em 2020, com investimento de R$ 2,6 bilhões.

“Com todo o trecho concluído, a nova pista passará a ser apenas de subida, enquanto que o trecho antigo será de descida. O antigo passa também por intervenções como adequação dos traçados e melhoria nas curvas. Temos em andamento quatro lotes dos Contornos Viários. O Lote 1 até Ubatuba previsto para conclusão em fevereiro de 2017, o Lote 2 até o final de 2017 e os Lotes 3 e 4 em 2018”, falou o governador.

De acordo com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), a nova pista, entre Paraibuna e Caraguatatuba, terá rampas menos inclinadas do que o trecho de Serra atual, um traçado menos sinuoso e curvas mais seguras. Serão implantados túneis laterais para servir de rota de fuga e para atendimento de emergência.

O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos, disse que as obras de infraestrutura possibilitam o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas. “No atual momento que o Brasil passa, estamos juntos com o Governo do Estado iniciando novas obras que aumentarão a segurança dos visitantes que acessam o Litoral Norte”.

Visita ao CIAPI – Depois da solenidade na Fazenda Serramar, o governador e demais autoridades seguiram para o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) “Carlos Antônio da Silva” e a nova sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) “João Rodrigues de Godoi Filho”, ambos localizados no bairro Jardim Jaqueira.

Alckmin aprovou e elogiou o prédio e o atendimento, mantidos pelo Governo Municipal, e que proporcionam aos frequentadores, atividades de caráter social, educacional, cultural, de esporte, lazer e saúde. O objetivo é estimular o desenvolvimento de habilidades, a funcionalidade humana, o envelhecimento ativo e a participação social de seus usuários. São dois serviços específicos disponíveis – o Centro Dia e o Centro de Convivência.

Saúde – Em maio, o governador Geraldo Alckmin deve retornar à região para o lançamento do edital para construção de 4 UBS (Unidades Básicas de Saúde), 7 CAPS (Centro de Atenção Piscossocial) e uma ala de psiquiatria voltada a dependentes químicos para o Litoral Norte.

0 comentários: