O tema “Aproximação da Cultura Escrita” é o escolhido para os trabalhos
do Programa Formar em Rede+, na rede municipal de ensino, no ano letivo de
2016.
A formação teve início quarta
(27/4/2016) com a equipe do Apoio Pedagógico, Supervisão, coordenadores pedagógicos
e diretores de 14 unidades escolares, na secretaria de Educação.
Caraguá foi um dos seis municípios
escolhidos, no Brasil, pelo Programa que tem parceiros como o Instituto Sonho
Grande, financiador, o Instituto Avisa Lá, responsável técnico, e as
secretarias municipais de Educação.
O objetivo é fortalecer as políticas
públicas na Educação Infantil, voltadas à faixa etária de 4 a 5 anos e 11 meses
de idade, por meio de qualificação técnico-pedagógica, direcionada a diretores
e coordenadores pedagógicos, que serão multiplicadores junto aos professores.
Nesse primeiro encontro foi debatida
a linguagem escrita como um sistema e não apenas como um código a ser
decifrado; o que e como as crianças pensam sobre a escrita; como constroem as
suas hipóteses; e quais as intervenções dos professores para que elas
avancem nesse processo.
Em relação à leitura, uma reflexão e
aprofundamento sobre a importância dos professores lerem para as crianças e
executar essa atividade permanentemente na escola. E também repensar as
práticas de leitura, a qualidade dos livros lidos e as ações do professor
enquanto mediador da leitura.
A consultora Camilla Ruocco, do
Instituto Sonho Grande, acompanhou os trabalhos dos educadores. “Caraguá é o
primeiro município que visito. Foi muito bom conhecer as pessoas envolvidas no
programa e como elas trabalham”, disse.
O Programa tem duração de um ano,
podendo ser renovado por igual período. São realizados encontros de formação
mensais, seminários, reuniões, supervisões, entre outros.
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