quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Vereadores de Caraguá copiam São Sebastião e garantem vagas em empresas particulares


O posicionamento da Câmara atende pedido dos desempregados que na sessão anterior lotaram as dependências do legislativo para exigir “empregos”

Os vereadores de Caraguá aprovaram dois projetos na sessão ordinária de ontem. Uma emenda à Lei Orgânica Municipal, de autoria do vereador Lobinho, e um projeto de lei ordinária de iniciativa da vereadora Vilma Teixeira, que autoriza o poder público a obrigar as empresas privadas a contratarem mão de obra local no preenchimento de suas vagas.

O projeto de Lobinho, embora tecnicamente impreciso, acrescenta alínea “f”, com a expressão “ao idoso”, ao inciso XVII do artigo 7º da Lei Orgânica Municipal de Caraguatatuba. A Lei Fundamental do Município fica, agora, assim redigida, após a publicação da respectiva Emenda em jornal de circulação local:

“Art. 7º - Compete ao Município:
[...]
XVII - firmar convênios com a União ou o Estado com o propósito de prestar assistência ao consumidor, ao menor e à mulher, assim como a defesa deles, mediante a instalação de órgãos específicos de atuação no Município, tais como:
a) delegacia da mulher;
b) sociedade de amparo e proteção ao menor;
c) PROCON - proteção ao consumidor;
d) departamento de assistência judiciária municipal, nos moldes do Decreto Estadual 22.321, de junho de 1984;
e) polícia florestal e de mananciais;
f) ao idoso.”

Já o projeto de autoria da vereadora Vilma Teixeira, obrigando a contratação de mão de obra local pelas empresas instaladas ou que se instalarem no município, e aprovado em regime de urgência, é uma espécie de “resposta” da Câmara Municipal ao movimento popular verificado na sua última sessão, quando cerca de 300 ou 400 desempregados compareçam à Casa Legislativa para exigir trabalho.

A presença popular na Câmara se deveu a uma convocação sem autoria que circulou pela cidade, informando que os vereadores estariam “distribuindo” empregos naquele dia. A Câmara desmentiu a informação, mas isso não impediu a presença das centenas de desempregados.

Naquela noite, foi prometido que os vereadores iriam analisar com carinho a situação, adotando legislação idêntica a de São Sebastião, que obriga a contratação de mão de obra local em pelo menos 70% das vagas ofertadas, sendo 15% delas reservadas às pessoas do sexo feminino. Os vereadores Neto Bota e Pedro Ivo não estavam presentes naquela sessão.

0 comentários: