sábado, 21 de outubro de 2017

UBS Porto Novo realiza conscientização sobre saúde dos adolescentes

Dando seguimento ao projeto de atenção à saúde dos adolescentes, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou um atendimento especial para a população dessa faixa etária, com o objetivo de conscientizar o jovem a cuidar de sua saúde. A ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde do Porto Novo, nesta sexta-feira (20/10).

Os jovens, acompanhado pelos pais, assistiram palestras falando sobre diversos temas que fazem parte do interesse dos adolescentes, como puberdade, educação sexual, gravidez, DST, vacinas, luta contra o uso de drogas e odontologia.

Segundo o médico responsável pela ação, Wilbor Vargas, é necessário conhecer o adolescente para trabalhar com a conscientização. “Temos que entender o dia a dia desse jovem, quais são suas atividades, como funciona sua família, sua escola e seu bairro. Quando a gente entra em seu mundo, fica muito mais fácil de atingí-lo com essa educação em relação à saúde”, afirmou.

De acordo com a enfermeira Valdicéia Nunes, o jovem vai até a UBS apenas quando tem um problema e isso deve mudar para o bem de sua saúde. “Precisamos atuar mais em parceria com as escolas. É muito difícil fazer um adolescente vir até a unidade, então nós é que temos que ir até ele. Para despertar seu interesse em cuidar de si mesmo. Contamos também com a participação e incentivo dos pais”, disse a enfermeira.

0 comentários: