domingo, 11 de dezembro de 2016

Comunidade Terapêutica 'Janaina Guerra Bernardes' começa atividades em janeiro

A Comunidade Terapêutica “Janaina Guerra Bernardes” foi inaugurada na quarta-feira (7), no Barranco Alto, em Caraguá. A entidade trabalhará na recuperação de dependentes químicos e de álcool, encaminhados pelo sistema público de saúde e assistência social do município. 

A entrega da Comunidade Terapêutica contou com a participação do prefeito Antonio Carlos; do vice-prefeito Antonio Carlos Junior; do secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Marcelo Paiva de Medeiros, e da secretária adjunta, Patrícia Botelho; do pastor e coordenador do “Projeto Paz Recuperando Jovens”, Durval Florentino Filho; da pastora e coordenadora da Comunidade Terapêutica, Cristiane Rosário Rosa de Marins; dos pais da homenageada, Paulo Bernardes e Wilmar Guerra Bernardes, e do filho Gustavo Bernardes de Andrade, entre outros familiares; dos vereadores Oswaldo Pimenta de Melo Neto, presidente da Câmara de Caraguá, Wilma Teixeira, vice-presidente, Celso Pereira e Elizeu Onofre da Silva; além de secretários municipais.  

A coordenadora da Comunidade Terapêutica, Cristiane Rosário Rosa de Marins, agradeceu o apoio do Governo Municipal na implantação da casa de recuperação. “O Senhor colocou o projeto em minhas mãos e o prefeito entendeu a necessidade clínica para Caraguá. Vamos contribuir para famílias e pessoas que necessitam dessa ajuda”, comemora.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Marcelo Paiva de Medeiros, considera as drogas um dos grandes males da sociedade. “Hoje entregamos esse equipamento para atender pessoas doentes. A dependência química é uma doença e não pode ser vista como safadeza.” 

O vice-prefeito, Antonio Carlos Junior, destacou a importância da casa de acolhida para as famílias que precisam do serviço. ”São políticas públicas que transformam a vida das pessoas.” 

De acordo com o coordenador do “Projeto Paz Recuperando Jovens” e pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, Durval Florentino Filho, a iniciativa existe há quase 20 anos. “Essa foi a primeira vez que fomos procurados por uma prefeitura, ou seja, lidou com o lado humano em 1º lugar”, reconhece.  

O prefeito Antonio Carlos disse que esse tipo de investimento no Social traz esperança. “Deus só pede para cada um fazer a sua parte. Se salvarmos uma vida, todo o trabalho será compensado.” 

A Comunidade Terapêutica
A Comunidade Terapêutica “Janaina Guerra Bernardes” tem a capacidade de atender a 30 pessoas do sexo masculino, acima de 18 anos de idade. Dessas vagas, 60% (18) serão exclusivas de pacientes de Caraguá. O atendimento é em sistema de internato voluntário, encaminhado pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e pela rede municipal de saúde. 

O local será administrado pela entidade “Projeto Paz Recuperando Jovens”, coordenado pela pastora Cristiane Rosário Rosa de Marins.

 O tratamento na Comunidade Terapêutica vai englobar atendimento multiprofissional com psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, monitores e voluntários. 

A Igreja do Evangelho Quadrangular mantém “Projeto Paz Recuperando Jovens” nas cidades paulistas de  Itapuí, Bariri, Piracicaba, Aguaí e Itapetininga

Em Caraguá, a entidade fica na Rua Sebastião Paulino Ferreira, 81 – Barranco Alto.


Homenagem - Janaina Guerra Bernardes era moradora e apaixonada por Caraguá. Estudou em escolas do bairro Barranco Alto. Formou-se em Biomedicina e trabalhou em diversos laboratórios. Era uma pessoa alegre, que sempre gostava de festas e de estar ao lado da família. Faleceu em 2013, deixando muita saudade em todos os amigos, parentes e no filho, Gustavo.   

0 comentários:

Veja também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

IMOBILIARIA

IMOBILIARIA
Sempre um bom Negócio - Corretores Credenciados - A Maior Variedade de Imóveis