terça-feira, 6 de setembro de 2016

Câmara concede o título de Cidadão Caraguatatubense a Leandro Borella

Na noite da última sexta-feira, em sessão solene, o engenheiro Leandro Borella Barbosa recebeu da Câmara Municipal de Caraguatatuba o título de Cidadão Caraguatatubense, pelos relevantes serviços prestados ao município.

A homenagem se deu por meio do Decreto Legislativo nº 312, de 29 de junho de 2016, de autoria do Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau. O plenário Benedito Zacarias Arouca ficou lotado de amigos e familiares que foram prestigiar a solenidade.

Nascido em 09 de maio de 1976, em São Paulo, Leandro Borella é filho de Antonio Alves Barbosa, conhecido na cidade como Toninho Barbosa e de Helení Borella Barbosa. Logo após seu nascimento, foi morar em Guarulhos.

A sua história com Caraguá é antiga. A partir do ano de 1980, com a aquisição por parte da família do Auto Posto Centenário, no trevo da cidade, intensificou suas visitas ao Litoral Norte.

O novo Cidadão Caraguatatubense mudou-se definitivamente em 1986, aos 10 anos de idade. Em Caraguá concluiu o Ensino Médio. Logo, foi aprovado no curso de Engenharia Civil, na UNESP (Universidade Estadual Paulista) e se mudou para Guaratinguetá, onde se formou engenheiro em 1998.

Nos tempos da faculdade, sempre descia para Caraguá nos finais de semana para visitar a família e rever os amigos. Borella sempre foi amante da prática esportiva, representando Caraguatatuba em diversas ocasiões e modalidades, como futebol, basquete, vôlei, tênis, bicicross e outros.

Prestes a concluir o curso de engenharia, estagiou na Construtora Tecplus, onde conheceu o Engenheiro Gilson Mendes de Souza, que lhe fez um convite para estagiar na Secretaria Municipal de Obras, na Administração do Prefeito Antonio Carlos da Silva.

Quando terminou a faculdade queria morar em outro país e aprender a falar inglês. Incentivado por seus pais, mudou-se para Sidney, na Austrália, onde, além de aprender outro idioma, trabalhou lavando pratos em restaurantes, colhendo batata doce e como motorista de empilhadeira. Após terminar o curso de inglês, ingressou em um curso de especialização em Administração e Marketing na Faculdade de Administração de Nova Gales do Sul, permanecendo por mais um ano e meio fora do Brasil.

Em 2000, retornou a Caraguatatuba e fundou, junto com seu pai, a TOPCON ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA., porém manteve a empresa inativa, pois foi convidado para ser Engenheiro da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

No final de 2000, com 24 anos de idade, após um afastamento do Engenheiro Gilson, o Prefeito Antonio Carlos o convidou para ser o Secretário Municipal de Obras, o que foi aceito prontamente, apesar do grande desafio que tinha pela frente.

Participou de diversas obras como a duplicação da Avenida Prefeito Geraldo Nogueira de Silva, a construção do Teatro Municipal, Unidade Básica de Saúde do Porto Novo, UBS da Massaguaçu, Entreposto de Pesca do Porto Novo, EMEF Massaguaçu, EMEF do Tinga, CIASE - do Travessão, Pista de Skate do Centro, dentre outras. Em 2002, foi convidado para assumir a Secretaria de Urbanismo, que logo se transformou em Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Trânsito.

Com o ex-Prefeito José Pereira de Aguilar pode continuar chefiando a Secretaria de Urbanismo Habitação e Trânsito (2005 a 2008), período em que a secretaria teve vários avanços e passou inclusive a ter uma sede própria. Em 2007, com a aproximação do sesquicentenário da cidade, foi convidado para projetar um monumento em comemoração aos 150 anos da emancipação político administrativa da Cidade de Caraguatatuba, localizado no cruzamento das Avenidas Padre Anchieta e Prestes Maia.

Durante este período, cursou Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho na UNITAU, Universidade de Taubaté.

Em 2009, se casou com Stela Buchweitz e desta união nasceu sua única filha, Manuela, que Leandro fez questão que nascesse em Caraguatatuba.

Assim que se afastou da Prefeitura, deu continuidade à empresa TOPCON construindo casas e prédios.

Leandro, que tem como principais hobbies passear de jipe e mergulhar, atualmente administra a sua empresa, é conselheiro da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caraguatatuba, tesoureiro da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba e diretor do Jeep Clube Tamoios que realiza na cidade várias ações beneficentes.

0 comentários: