Objetivo da ação é confirmar o responsável
pela cobrança; ligações à população começaram no dia 1º
A Sabesp começa neste mês a ligar
para seus clientes para uma confirmação cadastral. A ação faz parte de uma
exigência da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo
(Arsesp), que determinou que débitos de contas de consumo passem a ser
vinculados ao usuário do serviço e não mais ao proprietário do imóvel.
A medida é a segunda etapa do
trabalho de atualização cadastral. A primeira aconteceu em abril, quando a
companhia recebeu da Serasa, empresa especializada em informações financeiras,
dados sobre seus clientes. A parceria da Sabesp com a empresa permitiu que
naquele mês fosse atualizado o cadastro de 4,4 milhões de clientes, o
equivalente a 58,8% do total de 7,5 milhões de imóveis atendidos pela
companhia.
Outro resultado do trabalho de
cruzamento de dados da Serasa foi a indicação da existência de 2,1 milhões de
clientes potenciais, que agora serão o foco da segunda fase do trabalho. Esses
casos são aqueles em que o levantamento de informações como endereço, telefone
e CPF ainda não permite afirmar com certeza quem é o cliente que deve ser incluído
como responsável pela ligação de água/esgoto, necessitando, portanto, da
confirmação.
As atividades já começaram no
interior e litoral onde estão mais de 800 mil dos clientes potenciais. A ação
teve início em 1º de junho no litoral norte do estado, nas cidades de
Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba e será gradualmente estendida
para outras regiões.
A Central de Atendimento da empresa
faz o telefonema entre 9h e 21h e tem como finalidade confirmar o nome do
responsável pela ligação de água e esgoto e conseguir a autorização para
faturamento. Caso não seja confirmada, o atendente pode solicitar a
identificação do titular para a posterior confirmação.
Outros meios também serão utilizados
para fazer essa confirmação de cadastro. A partir de julho, por exemplo, a
equipe que faz a medição de consumo mensal nos imóveis também vai participar da
ação. Haverá ainda o envio de carta para clientes potenciais não localizados em
dois telefonemas feitos em datas distintas.
A decisão da agência reguladora mudou
a relação da Sabesp com o cliente, o que exige da empresa ações constantes para
manter o cadastro de clientes sempre atualizado. Por isso, se o cliente que
receber a ligação desconfiar que algo está errado, a companhia seguirá a
disposição para esclarecer quaisquer dúvidas da população.
O contato com a companhia pode acontecer pela Central de Atendimento, no
0800-055-0195 ou no 195, pelo site da companhia por meio da agência virtual ou
pelas agências presenciais da Sabesp.
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