sábado, 21 de maio de 2016

Professores participam de Seminário Formar em Rede Mais

Diretores, coordenadores pedagógicos e professores de 14 unidades escolares municipais de Caraguá participaram nesta semana, na Secretaria de Educação, do 1º Seminário do Programa Formar em Rede+.

O encontro abordou o papel dos gestores, principalmente dos coordenadores, como formadores na comunidade escolar. Também foram incluídos assuntos como: de que forma os professores podem criar intimidade com os textos e como recontá-los às crianças e as práticas de leitura e escrita no contexto cotidiano nas escolas.

O evento teve o objetivo de fortalecer as políticas públicas na Educação Infantil, voltadas à faixa etária de 4 a 5 anos e 11 meses de idade, por meio de qualificação técnico-pedagógica. O tema “Aproximação da Cultura Escrita” será desenvolvido no decorrer deste ano letivo.

A instrutora Ana Lúcia Bresciane, do Instituto Avisa Lá (SP), mediadora do seminário, avaliou que a rede municipal está bem estruturada desde a formação do Apoio Pedagógico e Supervisão quanto das equipes gestoras e professores. “Aqui existe uma prática da formação além das unidades escolares terem uma boa infraestrutura e material de trabalho. Nosso desafio no decorrer do programa é estimular produções que reflitam a identidade das crianças em cada comunidade, que elas se apropriem mais do ambiente escolar”, disse. 

A professora de Educação Infantil e Fundamental 1, Amanda Hatagami, disse que o seminário foi dinâmico e proporcionou um novo olhar para as práticas já executadas em sala de aula. “Mostrou outro modo de atuarmos com as crianças. Foi nota 10.”, avaliou. A colega Tálita Sierra acrescentou que a formação foi positiva e concreta. “O conteúdo se alinha ao programa Ler e Escrever e com o conteúdo programático do Fundamental. Já apliquei algumas técnicas em sala de aula e deu excelente resultado”, afirmou.

O Programa Formar em Rede+ tem duração de um ano, podendo ser renovado por igual período. Caraguá foi um dos seis municípios escolhidos no Brasil pelo Programa, que tem parceiros como o Instituto Sonho Grande, financiador, o Instituto Avisa Lá, responsável técnico, e as Secretarias Municipais de Educação.

0 comentários: