Pelo
terceiro ano consecutivo, o Governo Municipal, por meio da Secretaria dos
Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), realiza o concurso
“Empresa Inclusiva”. As inscrições já estão abertas e prosseguem até o dia 30
de junho.
O objetivo
é incentivar e premiar as empresas do município de diferentes categorias, que
se destaquem na implementação de ações promotoras da acessibilidade e da
empregabilidade de pessoas com deficiência e idosas, que criam condições de
inserção no mercado de trabalho, acesso e participação a bens e serviços.
As empresas
terão acompanhamento e orientações técnicas gratuitas, oferecidos por
profissionais da Sepedi.
Podem
concorrer estabelecimentos de Comércio e Serviços de Caraguá nas seguintes
categorias: microempresa (até nove funcionários); pequeno porte (10 a 49
funcionários); empresa de médio porte (50 a 99 funcionários); e grande porte
(acima de 99 funcionários).
O primeiro
lugar nas categorias empresa de grande e médio porte receberá R$ 10.000,00 (dez
mil reais) e troféu. O primeiro lugar nas categorias pequena e microempresa
receberá R$ 8.000,00 (oito mil reais) e troféu. O selo poderá ser utilizado nas
veiculações publicitárias para promover serviços e produtos da empresa. Os
vencedores também terão publicidade nos eventos da Secretaria dos Direitos da
Pessoa com Deficiência e do Idoso e do Governo Municipal.
As
inscrições são efetuadas na sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com
Deficiência e do Idoso, na Avenida Jorge Burihan, 10, bairro Jardim Jaqueira, ao
lado da Rodoviária, de segunda a sexta, de 8h às 12h e de 14h às 17h.
A premiação
ocorrerá no dia 3 de dezembro, data em que se comemora o “Dia Internacional da
Pessoa com Deficiência”.
Critérios - As empresas participantes serão avaliadas
por uma comissão julgadora, formada por profissionais interdisciplinares que já
desenvolvem trabalhos na área de inclusão e acessibilidade. Dois critérios
serão julgados: Empregabilidade e Acessibilidade.
Na primeira
área serão analisados os seguintes itens: contratação e tempo de serviço;
condições de trabalho; quantidade de pessoas com deficiência e idosos; tipos e
graus de deficiências; variação de Idade; capacitação referente à atividade e
função profissional; sensibilização com a equipe de trabalho; valorização.
Na segunda,
as questões: atendimento prioritário; estacionamento ou área de embarque e
desembarque; calçada e entrada do estabelecimento; circulação; ambientes;
mobiliário interno; sanitários; sistema de comunicação e sinalização; e
tecnologia assistiva empregada.
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