terça-feira, 10 de maio de 2016

Espetáculo “O Mamulengo no Cinema” é atração na Praça do Caiçara nesta sexta

A apresentação é gratuita e faz parte do projeto “Circulação do Teatro de Mamulengo do Mestre Valdeck de Garanhuns”, premiado pelo ProAC

O grupo Teatro de Mamulengo do Mestre Valdeck de Garanhuns, do núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro, apresenta nesta sexta-feira (13/5), às 20h30, na Praça do Caiçara, no Centro de Caraguá, o espetáculo “O Mamulengo no Cinema”. A apresentação é gratuita e faz parte do projeto “Circulação do Teatro de Mamulengo do Mestre Valdeck de Garanhuns”, premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural).  

O espetáculo, acompanhado pelo Trio Tropeiros da Serra, denuncia o mau uso do dinheiro público, a invasão cultural estrangeira em detrimento da nossa cultura e a má qualidade na produção cinematográfica. Ao mesmo tempo, homenageia e incentiva manifestações da cultura do nosso povo e valoriza a produção de filmes nacionais. Após a apresentação, os atores realizam um bate-papo com público, com o objetivo de minimizar dúvidas e estreitar os laços culturais e afetivos entre os artistas e a comunidade.

A iniciativa pretende ser um instrumento de conhecimento e compreensão dessa linguagem cênica. Essa ação artística torna mais pública, a democrática brincadeira do mamulengo, considerado bem cultural e Patrimônio Imaterial do Brasil.

Na história, o coronel Vicente Pompeu recebe em sua fazenda uma equipe estrangeira de cinema, que deseja realizar um documentário sobre as manifestações da cultura popular que existem na comunidade, incluindo o boi pintadinho. O coronel reluta e diz não querer saber de nenhum filme com seu boi predileto, pois isso poderia dar azar, mas os gringos, muito inteligentes, dizem que o filme vai será bom, pois irá divulgar sua propriedade para o mundo e melhorar os negócios de todos.

O coronel, então, em acordo com a comunidade, permite a filmagem e manda chamar Simão de Lima Condessa, seu funcionário e líder da comunidade, para coordenar todo o processo. Quando Simão chega para conhecer os cineastas, descobre logo que a história do filme é uma grande farsa e faz peripécias para que tudo aconteça com igualdade e justiça.

A Praça do Caiçara está localizada atrás do Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, no Centro. Mais informações: (12) 3897.5661.

Mamulengo: Teatro Popular

O Mamulengo é uma das pouquíssimas formas de Teatro Popular que ainda consegue subsistir no país. Com muita ação, beleza e graça, o Mamulengo educa e diverte desde a criança até o idoso. Mamulengo é uma forma de arte popular da cultura nordestina. É um teatro de bonecos, conduzido com as mãos na linha dos fantoches, com uma estrutura própria. É um brinquedo com seu jeito próprio de ser, inigualável na dinâmica, simplicidade e alegria.

A origem da palavra mamulengo se perde na história e não é comprovada sua aparição por documento, mas sim, pelas próprias teorias populares. Uma das mais comuns é a teoria de que mamulengo seria uma corruptela da expressão popular “mão molenga” por que o mamulengueiro (a pessoa que conduz a brincadeira escondida atrás da pequena barraca), tem que ter uma grande habilidade manual para trabalhar ao mesmo tempo com dois personagens e manipular às vezes mais de 60 bonecos durante uma brincadeira que dura no mínimo de duas até seis ou oito horas de representação.

Serviço
Espetáculo “O Mamulengo no Cinema”
Dia 13/5 – sexta-feira – às 20h30

Praça do Caiçara l Centro - Entrada Franca

0 comentários: