sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Novos equipamentos de tecnologia assistiva são entregues a pessoas com deficiência em Caraguá


A Prefeitura de Caraguá, por meio do Programa Municipal de Tecnologia Assistiva entregou nessa terça (18/8/2015), 11 equipamentos entre cadeiras de rodas, cadeiras de banho, parapodium (equipamento auxiliar para a pessoa ficar em pé), órteses para pessoas com deficiência. A concessão foi realizada na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, no Indaiá.

O Programa tem o objetivo de promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão.

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Ivy Monteiro Malerba, apresentou durante o encontro todos os programas e serviços da Secretaria. "Nós poderíamos apenas entregar os equipamentos de forma burocrática. Mas, este momento, nos permite estreitar laços, prestar contas e expandir conhecimentos. O diálogo é fundamental para o aprimoramento da política como um todo”, afirmou.

O diretor da Sepedi, João Gustavo Angelo, disse que cada paciente passa por avaliação rigorosa e recebe o equipamento de acordo com a prescrição e necessidade postural. “O importante é proporcionar conforto e funcionalidade por meio da tecnologia para locomoção da pessoa com deficiência”, afirmou.

O mecânico, Raimundo Ferreira de Souza, 50 anos, mora há quatro anos em Caraguatatuba. Veio de São Paulo em busca de qualidade de vida para o filho, Gustavo, 10 anos, que nasceu com deficiência intelectual e motora. “Lá, ele passava a maior parte do tempo em casa, não estudava. Hoje, o Gustavo estuda, tem amigos, faz fisioterapia, tem a cadeira de rodas que precisa, enfim, evoluiu muito.

Isso para a família é muito emocionante. O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Caraguá, de respeito e valorização à pessoa com deficiência, é maravilhoso. Parabéns a toda equipe”, afirmou Raimundo.

A jovem Danielle da Silva Barroso, 25 anos, tem paralisia cerebral e fez questão de prestigiar o evento. Ela ganhou uma cadeira de rodas especialmente projetada para suas necessidades. “Só tenho a agradecer todo o apoio que recebo por parte da Sepedi”, disse.

Este ano, a Prefeitura de Caraguá investiu R$169 mil no Programa Municipal de Tecnologia Assistiva e entregou à população 151 equipamentos entre cadeiras de rodas, de banho, órteses, próteses, meios auxiliares (andadores, bengalas, muletas) e adequações posturais.

0 comentários: