sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Encontro Regional do Acessa SP debate projetos de Empreendedorismo Social em Caraguá


Os projetos da área de Empreendedorismo Social são o tema principal do Encontro Regional do Acessa São Paulo, em Caraguatatuba. O encontro começou na quinta-feira (20/08/2015) e continua nesta sexta-feira (21), na Secretaria de Educação, no Indaiá. O seminário reúne cerca de 40 pessoas do Vale do Paraíba, Litoral Norte e de outras localidades do Estado de São Paulo
.
O encontro é destinado às pessoas interessadas em desenvolver projetos na área de Empreendedorismo Social, como monitores, usuários e projetistas do Acessa SP; representantes de instituições e organizações locais, empresas juniores, além das iniciativas públicas e privadas.

A secretária adjunta de Educação, Olímpia Arruda, que representou o prefeito Antonio Carlos da Silva e a secretária de Planejamento, Flávia Oliveira Silva; e o secretário adjunto de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes; fizeram a abertura do evento.

De acordo a secretária Olímpia Arruda, a Secretaria está preparada para receber cursos de qualificação. “Estamos sempre abertos a esse tipo de iniciativa.” Olímpia explicou que todas as escolas municipais de Caraguatatuba possuem laboratório de informática. “As aulas são ministradas por monitores. O papel do Acessa SP é muito importante.”

O secretário Jonas Fontes agradeceu a presença dos participantes. “É uma honra recebê-los em Caraguatatuba. Tenho certeza que serão dois dias bem produtivos.”

O gestor do Acessa SP, Akira Shigemori, falou sobre a proposta de levar internet grátis à população. “Existe um trabalho diferenciado de utilização da informação, dentro do contexto de conhecimento compartilhado.”

O coordenador do Acessa SP, pela Escola do Futuro, Adilson Virno, fez um balanço dos 15 anos de existência do programa. Conforme Virno, o Acessa SP conta com 3 milhões pessoas cadastradas, 851 postos de atendimento, 8.706 e 1.206 monitores. “Proporcionalmente, Caraguá tem a maior porcentagem de cadastro no Acessa SP, 75%. Isso mostra a relevância da iniciativa para a população”, avalia.

O Encontro Regional do Acessa São Paulo é uma realização da Secretaria Estadual de Governo, em parceria com a Escola do Futuro da USP, Acessa SP, Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) – Tecnologia da Informação e Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Planejamento e Tecnologia da Informação.

O Encontro
Entre os conteúdos oferecidos no Encontro Regional do Acessa São Paulo, estão a Oficina de Design Thinking, apresentada pelo instituto Educa Digital e utilizada para identificar problemas e soluções dentro do contexto social, e a Oficina de Canvas do Sebrae/SP, usada para a elaboração de um modelo de negócios. Os participantes também conheceram as oportunidades oferecidas pelo Programa Acessa SP, como a Rede de Projetos, a Ponline – Pesquisa Online aplicada a usuários, e projetos e projetistas de destaques.  

Projetos – Três projetos de Empreendedorismo Social foram apresentados ao público: “Repórter do Futuro”, do Centro de Referência de Assistência Social de Ilhabela, desenvolvido Renan Carlos Souza Santos e pela jornalista Vanessa de Paula; “Curso de Eletrônica Básica em Áudio e Potência”, de Rodrigo Reis, funcionário da Prefeitura de Aparecida; e “Rádio Comunitária da Cidade”, da radialista de Arapeí, Bruna Silva.
Programação do Encontro Regional do Acessa São Paulo
21/08 (sexta-feira)

7h30- Recepção;
8h30- Coffee Break;
9h- Design Thinking (prática);
12h- Almoço;
13h- “Canvas - Como planejar o meu negócio social?”
15h30- Fechamento;
15h45- Avaliação;
16h- Encerramento;
16h- Coffee Break;

Serviço
Encontro Regional do Acessa São Paulo
Dias: 20 e 21 de agosto
Horário: Das 8h às 16h
Informações: (11) 3091-6366 ou 3091-9107 
Endereço: Avenida Rio de Janeiro, 860 – Indaiá 

0 comentários: