segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Coisa feia: vereadores dão o cano em reunião sobre Educação

O jornal Imprensa Livre do dia 5 de dezembro, sob o título Reunião da Frepap é marcada pela ausência de vereadores e técnicos da Educação, informa que de um total de 46 vereadores, apenas quatro deles compareceram para discutir questões ligadas ao ensino.

A notícia serve de alerta acerca de a quantas anda a responsabilidade de nossos representantes nos legislativos municipais com relação a questões importantes, como aquela que constava da pauta da frente parlamentar regional que congrega nossos vereadores.

A julgar pela presença deles nessa reunião para discutir questões que intimamente dizem respeito aos interesses da população do Litoral Norte, pode-se dizer que o grau de sua responsabilidade beira o zero. O sentimento que fica, em verdade, é de responsabilidade alguma, já que a falta de quórum encerra a reunião.

De um total de 56 vereadores, incluindo-se forçosamente a cidade de Bertioga, pois ela também faz parte da Frente Parlamentar Paulista do Litoral Norte (Frepap), ao lado de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, a presença de apenas QUATRO vereadores demonstra de forma inconteste o desinteresse da grande maioria, ou seja, de 93% dos nossos parlamentares.

Também demonstraram não “estar nem aí” para as questões os gestores municipais de Educação, que foi o tema central da reunião. Apenas os representantes da diretoria regional de Ensino, seguida pelos representantes de Caraguá e São Sebastião, deram o ar das graças. O resto, como um bom resto, simplesmente ignorou o evento.

Vale a pena indicar o nome dos vereadores que honraram seus compromissos com a população e não correram do seu dever. São eles Vilma Teixeira de Oliveira Santos, de Caraguá, que presidiu o evento, Wenceslau de Souza Neto, o Lelau, também de Caraguatatuba, Claudinei Xavier, de Ubatuba, e Glêivison Gaspar, de São Sebastião.

Claro que dentre os faltosos há aqueles que realmente tiveram de se ausentar por motivo justo. Mas não venham dizer que faltaram porque estavam tramando acordos para a eleição da Mesa Diretora, cuja votação para o biênio 2015-2016 deve acontecer por estes dias, antes do fim do ano. Isso é assunto de somenos importância diante dos interesses públicos.

Poderíamos mesmo aqui dar o nome dos 52 outros vereadores que deram o cano. Mas, convenhamos: vale a pena citar o nome dessa gente?

0 comentários: