quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Projeto Horta e Empreendedorismo movimentam escola do Perequê Mirim

Os estudantes do 2º ano da Emef Prof. Geraldo de Lima, no Perequê Mirim, participaram de uma atividade diferenciada nessa segunda (18/8/2014), que uniu os conteúdos curriculares das aulas de Empreendedorismo e do Projeto Horta. Alguns alunos apresentaram o funcionamento da pirâmide alimentar, alimentos saudáveis e não saudáveis. Também receberam a nutricionista da secretaria de Educação, Mayra Fiúza, para uma entrevista.

A reunião proporcionou aos estudantes rever o conteúdo das aulas sobre temperos, como cultivar uma horta e também a importância da alimentação saudável.

A diretora da unidade escolar, Rejane Monteiro, disse que as crianças são resistentes em aceitar os alimentos verdes na alimentação, ou seja, alface, salsinha, cebolinha, couve, entre outros. “No Projeto Empreendedorismo, os alunos dos 2º anos aprendem sobre o cultivo de temperos. Eles plantam sementes, cuidam da horta da escola e são incentivados a fazer uma horta em casa, para benefício da família. Esse trabalho tem surtido efeito, pois estamos conseguindo maior aceitação das hortaliças no cardápio escolar”.

A professora de Empreendedorismo, Maísa da Penha Ferraz, acredita em um trabalho a longo prazo, que estimule o aluno a ter horta em casa, incentive os pais e proporcione economia doméstica e alimentação saudável.

Exemplo desse trabalho na escola, refletido no ambiente familiar, é o da aluna Isabela Vitória Prado, 7 anos. “Lá em casa, nós precisávamos economizar. Então fizemos uma horta com cenoura, brócolis, alface e salsinha. Assim não precisamos gastar dinheiro com esses produtos no mercado”, disse.

No final da reunião, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a importância do feijão na alimentação e seus nutrientes e saborear um caldinho preparado com carne e cheiro verde.

Entrevista – Os professores e alunos prepararam perguntas para entrevistar a nutricionista. Foram abordadas questões sobre os malefícios dos salgadinhos e dos biscoitos recheados.

A nutricionista explicou que salgadinhos contêm muito sódio e que, a longo prazo, acarretam consequências negativas para a pressão arterial e o coração. Sobre os biscoitos, Maíra disse que possuem outra substância ruim para o organismo, a gordura, e consequentemente contribuem para o aumento de peso das crianças.

Outro assunto abordado foi a ingestão de doces. A nutricionista também explicou que é melhor comer pouco por causa do aumento de peso e das cáries e aconselhou substituir o doce por uma fruta.


0 comentários: