domingo, 20 de abril de 2014

MACC abre exposições “Marysia Portinari” e “Osirarte”

O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abriu neste domingo (20/4), as exposições “Marysia Portinari” e “Osirarte”, integrando as festividades do aniversário de 157 anos de emancipação político-administrativa do município.  


Na sala 1 do MACC, o público poderá conferir a mostra de Maria Marysia Portinari Greggio, pintora, desenhista, gravadora e escultora, com extensa carreira e experiência artística. Atualmente, a artista explora em suas obras a mistura de cores com energia e dinamismo, com precisões milimétricas de pequenas formas geométricas. Algumas pinturas remetem a pintura “Broadway Boogie Woogie”, de Piet Mondrian, de 1942, fase histórica da segunda guerra mundial. A curadoria é de Sara Belz.


Já na sala 2, a exposição “Osirarte” leva o nome de uma empresa de azulejaria criada em 1940, pelo artista ítalo-brasileiro Rossi Osir (1890 – 1962) com a finalidade de reproduzir a obra de Cândido Portinari nos azulejos para o revestimento do Ministério da Educação e Saúde do Rio de Janeiro, atual Palácio Gustavo Capanema. Grandes artistas integraram em diferentes momentos o ateliê-oficina da Osirarte, ente eles, Zanini, Volpi, Weber e Krajcberg, entre outros.

Durante toda a sua existência, a empresa produziu azulejos para inúmeros arquitetos e artistas e foi responsável também, por painéis idealizados por Burle Marx e Poty. A curadoria é de Dario Bueno e Ida Zami.

As exposições têm entrada franca e podem ser visitadas de terça-feira a sábado e nos feriados, das 10h às 18h e segunda-feira, das 13h às 18h até o dia 1º de junho.

O MACC está localizado no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no Centro. 

0 comentários: