domingo, 30 de março de 2014

Futurágua formará mais de 1,5 mil alunos no Litoral Norte até o final de 2014

O programa de educação ambiental da Sabesp, cujo objetivo é formar agentes multiplicadores sobre o uso consciente da água, terá início a partir do dia 8 de abril em 21 escolas do Litoral Norte

O Projeto Futurágua, trabalho de educação ambiental desenvolvido pela Sabesp no Litoral Norte, terá início no dia 8 de abril e contemplará em 2014, alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, de 21 unidades escolares públicas do Litoral Norte.
O programa, com enfoque multidisciplinar, abordará temas como meio ambiente, história, química, física, ciência, geografia e ecologia, a fim de formar futuros adultos conscientes e pró-ativos na defesa do nosso maior patrimônio, a água.

A didática é adequada à faixa etária e são utilizadas técnicas de ensino e materiais diversos, como painéis informativos, vídeos, músicas, folhetos explicativos, dramatizações e estudos do meio, como visitas às Estações de Tratamento de Água (ETAs) da região.

Conforme explica a coordenadora de Educação Ambiental da Sabesp, Talita Guimarães, o trabalho beneficiará 1573 alunos e 61 professores das redes municipais de ensino. 

“Entre estudantes e educadores, até o final do ano teremos formado 1.634 agentes multiplicadores de educação ambiental, lembrando que em 2014, trabalharemos exclusivamente com alunos do 4º ano. Este ano estamos ampliando as faixas etárias e trabalhando com duas escolas indicadas pelas secretarias de educação dos quatro municípios do Litoral Norte. A atividade está sendo desenvolvida por unidade escolar, ou seja, começamos com as crianças de 7 anos, no mês de abril, e encerramos com as de 9 anos da mesma escola, no mês de junho”, explicou a coordenadora de Educação Ambiental do Litoral Norte, Talita Guimarães.

O “Futurágua” será dividido em duas etapas sendo a primeira a visita de monitores da Sabesp às unidades escolares para a parte teórica do programa. Na sequência, serão agendadas as visitas às ETAs do Litoral Norte.

Outro diferencial em 2014 é ampliar os assuntos a serem trabalhados com os estudantes. “Além das noções de preservação do meio ambiente e uso racional da água, abordaremos também a questão do esgoto, relacionando-o à saúde e ao desenvolvimento humano”, ressaltou Talita.

No período entre abril e outubro, a ETA Porto Novo (Caraguatatuba) receberá 577 visitantes e a ETA Maresias (São Sebastião) outros 264 alunos. Em Ilhabela, 386 visitantes conhecerão a ETA Água Branca e na cidade de Ubatuba a ETA Carolina receberá 386 visitantes.


O Projeto Futurágua, de 2008 a 2013, já transformou 13.747 alunos em agentes de educação ambiental.

0 comentários: