sexta-feira, 18 de outubro de 2013

18 de outubro é Dia do Médico – Parabéns aos profissionais de Caraguá...

Dr Carlos Alberto Latini, Dr Jorge Seichi Kikuchi, Dr Marcelo Ugatti de Souza e Dr Sérgio Cerqueira Tonetto
Profissional responsável por cuidar da saúde e bem estar das pessoas:o Médico comemora seu dia neste 18 de Outubro. A ACE entrevistou quatro profissionais da medicina, três veteranos e um recém-chegado à cidade. Vamos conhecê-los.

Carlos Alberto Latini - São 30 anos de Ortopedia, dos quais 27 vivenciados na Clínica Santa Marta, no Sumaré, onde exerce a profissão em período integral, de segunda a sexta-feira. “Os pacientes que nos procuram recebem um tratamento eletivo para cuidar da doença diagnosticada. A Clínica disponibiliza tecnologia de ponta com aparelhos modernos”, explica.

Drº Carlos nasceu em Curitiba, viveu parte da infância em São Paulo e estudou Medicina em Taubaté. Voltou para a capital e fez residência médica até decidir construir sua vida profissional em Caraguatatuba, pois sabia da carência de especialistas na cidade. “Eu vinha pra cá com meus pais. Uni a vontade de morar aqui com a visão empresarial”, revela.

Hoje, a Clínica Santa Marta emprega cerca de 20 funcionários e conta com seis médicos sócios proprietários, sendo três ortopedistas, dois cardiologistas e um cirurgião geral. “São 27 anos de tradição, atendendo pacientes de Paraty/RJ a Costa Sul de São Sebastião. Graças ao trabalho competente e de qualidade, conquistamos a satisfação dos pacientes e somos uma clínica respeitada na região”, comenta o Drº Carlos Alberto.

Na visão do ortopedista, o bom profissional de medicina precisa estar atualizado. “Os médicos devem participar de congressos nacionais duas vezes por ano e estaduais no mínimo três vezes. Caraguá recebeu nos últimos oito anos, profissionais qualificados que resultou numa melhora significativa no atendimento”, finaliza.

Jorge Seichi Kikuchi - Com 33 anos de experiência em medicina, Dr. Jorge Seichi Kikuchi é proprietário da PresMedic - Clínica de Especialidades e Medicina do Trabalho- instalada há 15 anos em Caraguá.

Formado pela Faculdade de Medicina de Pouso Alegre/MG em 1980, fez residência médica em Cirurgia Geral, pós-graduado em Endoscopia Digestiva, Medicina do Trabalho, Auditoria e Perícia Médica. Em sua clínica atende gastroenterologia, tratamento de microvarizes (escleroterapia -aplicação de microvarizes), realiza exames de saúde ocupacional e perícia médica.

Atua também no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em gastroclínica de Caraguá, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na USA (Unidade de Serviço Avançado), presta serviço no Hospital Mário Covas Júnior em Ilhabela como médico coordenador em Medicina do Trabalho.

É concursado pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba há mais de vinte quatro anos, exercendo atualmente a função de auditor médico da Secretaria Municipal de Saúde, realiza endoscopia digestiva alta na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Porto Novo, além de vasectomia nesta mesma UBS, no programa de planejamento familiar do município.

Marcelo Ugatti de Souza – Desde a infância, o mineiro mostrava aptidão pela medicina. É graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro há 25 anos e se especializou em gastroenterologia e cirurgia geral. Há 18 anos atua como médico na Clínica Santa Marta, onde têm muito respeito pelos colegas de trabalho.

Dr Marcelo visitou Caraguatatuba pela primeira vez em 1992. “A cidade era pequena, mas tive a certeza de que era o lugar certo para viver e exercer a minha profissão”, relembra e confessa que os desafios são constantes. “O médico tem que estar preparado para a descoberta de novas doenças. E, também por isto, deve se dedicar aos estudos”, afirma.

Os casos de pacientes feridos gravemente em acidentes automobilísticos marcaram a vida deste médico. “O paciente chega ao Hospital em situação gravíssima, nós fazemos a cirurgia e ficamos na torcida para que o quadro apresente melhora. Não existem palavras para descrever o que é ver o paciente se restabelecer e voltar a ter saúde plena”, revela com emoção na fala.

Na avaliação do Dr Marcelo, a profissão é muito respeitada pela sociedade, porém conquistar o respeito dos pacientes deve ser responsabilidade de cada profissional. “O médico precisa ir lapidando suas qualidades ao longo da carreira. Saber lidar com as pessoas, praticar o amor ao próximo e equilibrar o mental com o emocional”, conclui.

Sérgio Cerqueira Tonetto – Concluiu a graduação em 2007 na Universidade Severino Sombra, na cidade de Vassouras/RJ. Em Taubaté se especializou em Medicina do Trabalho, visando oportunidades que estavam por vir e vieram. “Eu morava em Jacareí e antes de concluir a especialização já estava empregado em grandes empresas como REVAP/Petrobras, GM e Tivit em São José dos Campos”. Desde 2008 atuava também em emergências de hospitais na região e resgate médico em ambulância (APH - Atendimento Pré-Hospitalar).

Há dois anos, Dr Sérgio veio para Caraguatatuba. “Sou apaixonado pelo litoral norte e vim morar aqui para ter a qualidade de vida que sempre almejei”, revela Tonetto. “Fui muito bem recebido ao me apresentar na Secretaria de Saúde da cidade e por colegas de profissão como o Dr Jorge que me convidou para fazer parte da equipe PresMedic onde atendo Clínica Geral”.

Dr Sérgio também presta serviço para a Academia Viva, onde faz exames periódicos e acompanhamento de esportistas, atua no Serviço Móvel de Urgência (SAMU) na Costa Sul de São Sebastião e no de Caraguá.

O médico revela o último caso que o marcou. “O SAMU recebeu chamado de uma pessoa em surto psicótico. Quando a USB03 (Unidade de Suporte Básico) chegou ao local pediu apoio da minha viatura, a USA01 (Suporte Avançado) porque o paciente estava muito agitado e precisava tomar medicação antes de ser removido ao hospital. Acreditei tratar-se de mais um caso de esquizofrenia, porém as atitudes e o comportamento do paciente revelaram que estávamos diante de uma possessão espiritual, que foge a explicações científicas e a medicina convencional. Mesmo após sedação, o paciente saltou repentinamente a quase três metros de altura no quintal de sua casa e emitia sons muito estranhos. Quando então rezei e pelo amor e misericórdia de Deus tudo se resolveu rapidamente”, relata. E acrescenta: “Antes de sair para o trabalho, oro para Deus pedindo que ele faça das minhas mãos o seu instrumento de trabalho”, conclui.

Serviço:
Dr Carlos Alberto Latini e Dr Marcelo Ugatti de Souza - Clínica Santa Marta - Avenida presidente Castelo Branco, 238 - Sumaré - Tel.: 3882-1530.
Dr Jorge Seichi Kikuchi e Dr Sérgio Cerqueira Tonetto - Presmedic - Clínica de Especialidades e Medicina do Trabalho - Rua Guarulhos, 64 - Centro - Tel.: 3883-2231 - www.presmedic.com.br

Fonte: Agência GenteCom

0 comentários: