sábado, 8 de junho de 2013

Sabesp apoia ‘Caminhada Penitencial’ em celebração a Santo Antônio em Caraguá

Um ponto de hidratação da Sabesp na metade do trajeto permitirá aos participantes matarem a sede e abastecerem suas garrafas para a subida até o topo do Morro Santo Antônio

A Sabesp mais uma vez estará presente na Caminhada Penitencial, neste domingo, dia 9/06, sob a realização da Paróquia Santo Antonio e Secretaria Municipal de Turismo de Caraguatatuba.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo será parceira da peregrinação, disponibilizando água para hidratação dos fieis gratuitamente, na metade do percurso.

O ponto de hidratação será disponibilizado próximo ao portal, das 8h às 13h – local em que os participantes poderão matar a sede e abastecer garrafas e squeezes para a subida até o topo do Morro Santo Antônio, onde será realizada a Missa Campal, pelo padre Marcos Rosa, em homenagem ao dia do padroeiro da cidade (comemorado em dia 13 de junho).

Vale destacar que respectivamente à missa, acontece a descida da imagem do santo de paraglider. Ao término celebração, haverá a benção dos pães que serão distribuídos para a comunidade.

Considerado o mais popular dos santos no Brasil, Santo Antônio é lembrado por sua fama de padroeiro dos pobres. O pão, que há muitos anos é distribuído no dia 13 de junho pelas igrejas (e que neste ano os fieis receberão no dia 9/06), geralmente é colocado dentro de potes de arroz, feijão ou açúcar para que o alimento nunca falte dentro de casa. Segundo relatos, este ritual se originou quando um franciscano Antônio morador de um convento em uma vizinhança muito pobre pegou todos os pães que havia por lá e os deu aos famintos.


A saída para a Caminhada Penitencial será da Igreja Matriz, às 8h, e a realização da missa está prevista para às 10h. A recomendação da equipe paroquial é para que os participantes usem roupas leves e confortáveis, tênis e garrafas para acondicionar a água que será fornecida pela Sabesp.

0 comentários: