Estudantes
do 4º ano da Emei/Emef Prof. João Benedito Marcondes (Barranco Alto) conheceram
de perto como funciona uma Estação de Tratamento de Água (ETA). A visita
ocorreu na manhã desta sexta-feira (28/6/2013), no bairro Porto Novo, e marcou
o encerramento do Projeto Futurágua, que informa crianças e adolescentes sobre
o consumo responsável da água.
Os
participantes tiveram aula prática no local com a coordenadora do projeto da
Sabesp, Talita Guimarães. Houve visita guiada aos tanques, ao Centro de
Controle Operacional (que controla os níveis dos reservatórios do Litoral
Norte), exibição de vídeo sobre o tratamento da água e uma peça teatral com o
menino super H2O, a Gota Borralheira e Gotucho, personagens criados pela
Sabesp.
A
professora Eliana Lourdes da Silva Ferreira disse que o projeto é importante
para conscientizar as crianças desde cedo. “Elas alertam os pais para não
desperdiçar água lavando a calçada, na hora do banho ou de escovar os dentes”,
disse.
O
aluno Walison Ramos de Souza, 9 anos, gostou da visita. “Achei legal ver onde a
água é tratada para a gente beber, tomar banho e cozinhar. Não podemos jogar
óleo de cozinha na pia ou restos de comida, plástico ou papel que contaminam a
água”, disse.
Nesse
primeiro semestre letivo de 2013, o projeto Futurágua já atingiu 500 alunos do
2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental 1, da rede municipal de ensino.
O
Futurágua é fruto da parceria entre a secretaria municipal de Educação e a
Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). (foto Luis Gava/PMC)

0 comentários:
Postar um comentário