sexta-feira, 1 de março de 2013

TAMOIOS: Viagem ao Litoral Norte vai demorar 25% mais

Faixa adicional deixa de existir na nova fase de obras e velocidade máxima será reduzida na Tamoios

As obras de duplicação da Rodovia dos Tamoios (SP-99) serão intensificadas a partir do dia 6, uma quarta-feira, com a ampliação dos pontos de intervenção na pista e a redução da velocidade máxima permitida, de 80 km/h para 60 km/h. De acordo com o governo do estado, o objetivo é concluir os serviços no dia 16 de dezembro.

O reforço nesta última etapa da obra, que contará ainda com a implantação de um terceiro turno de operários, deve gerar transtorno aos motoristas e aumentar o tempo de viagem até o Litoral Norte do estado. Além da redução da velocidade, a faixa adicional será extinta em toda a extensão do trecho de planalto sendo transformada em canteiro de obras e acostamento.

Com isso, o motorista contará apenas com uma faixa de rolamento para ir e voltar do litoral. A exceção será para alguns trechos em declive e estreitos, mas deve contemplar apenas os veículos mais pesados, como caminhões.
Segundo Laurence Casagrande Lourenço, diretor do Dersa (Desenvolvimento Rodoviário), órgão do estado responsável pelas obras, somente a redução da velocidade deve gerar um aumento de 25% no tempo da viagem. De acordo com os dados, o tempo aproximado de percurso do trecho de planalto (km 11 a 60) a uma velocidade de 80 km/h é de 37 minutos. O mesmo trajeto a uma velocidade máxima de 60 km/h dura 49 minutos, aproximadamente.

“O motorista vai levar mais tempo, sim, e precisa respeitar a sinalização e entender que a rodovia está em obras e não está com a sua segurança completa. É muito importante o motorista conhecer a condição e a sinalização da estrada nesta última etapa porque em dezembro ele terá uma rodovia nova”, disse Laurence. Atualmente, o motorista leva cerca de uma hora e meia para percorrer a rodovia entre o Vale do Paraíba e o Litoral Norte do estado quando não há congestionamento nem pontos de lentidão.
 Segundo ele, o motorista vai identificar outras mudanças na rodovia, como o aumento de operários, que pode chegar a mais de dois mil homens, o aumento de cones de sinalização e homens trabalhando para orientar os motoristas.

Laurence não descartou a possibilidade de implantação do pedágio na rodovia após as obras, mas será da maneira ponto a ponto, ainda em teste. Tudo, de acordo com o governo, para evitar fluxo desnecessário de caminhões.
Com informações do DIÁRIO DE S. PAULO
Caraguablog/JFPr

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