Clientes podem pedir o serviço nas agências ou pelo
telefone; site da companhia, acessível desde abril, também informa os dados
Os clientes da Sabesp já podem solicitar o recebimento da
conta em braile. Quem é cego deve fazer a solicitação pela central telefônica
ou nas agências de atendimento.
A medida, iniciada neste mês, é gratuita e vale para todas
as 363 cidades em que a companhia atua. Para solicitar o serviço, é necessário
que o titular da conta tenha cegueira. Também é preciso que o cliente tenha o
RGI (Registro Geral do Imóvel) – esse dado vem impresso na conta.
Para solicitar o serviço, o cliente pode entrar em contato
pelo telefone 0800-011-9911, na Região Metropolitana de São Paulo, ou
0800-055-0195, no interior e no litoral. A ligação é gratuita. Já os endereços
das agências de atendimento podem ser consultados na Agência Virtual. A unidade
mais próxima aparece impressa na fatura.
A Agência Virtual, dentro do site da companhia, já é
totalmente acessível a deficientes visuais desde abril, sendo uma alternativa
para a leitura dos dados. Pelo canal, os usuários podem verificar seus débitos,
pedir segunda via e conferir o histórico da conta, entre outras funções. O
endereço é https://www9.sabesp.com.br/agenciavirtual.
Ao fazer o cadastro para receber a conta em braile, o
cliente agendará um novo contato, por telefone ou por visita ao imóvel, de
acordo com a preferência dele, para explicar como o sistema irá funcionar.
Também serão validadas informações cadastrais obrigatórias: nome completo,
endereço e número de telefone.
A previsão é que as primeiras contas sejam entregues em
dezembro. Estarão disponíveis em braile as contas de água e/ou esgoto normal,
parcelada e reformada. A partir de 2013, os clientes cadastrados também
receberão a versão em braile de documentos como o relatório anual da qualidade
da água, a declaração de quitação anual de débitos e o contrato de adesão.
A atual versão da conta impressa continuará a chegar à casa
do cliente pelo Tace (Técnico de Atendimento Comercial Externo), profissional
que faz a leitura mensal, ou pelo correio. A fatura em braile será enviada três
dias depois. Para efetuar o pagamento, a conta convencional deverá ser
utilizada nas agências bancárias ou lotéricas. O consumidor pode também agendar
o pagamento no site do banco onde é correntista.
O trabalho para a confecção da conta em braile foi
desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com
Deficiência. Foram entrevistados 400 cegos para que eles apontassem suas
necessidades em relação à fatura em braile.
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