quinta-feira, 26 de julho de 2012

Campanha marca Dia de Luta contra Hepatites Virais em Caraguá


Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a Unidade de Atendimento de Moléstias Infectocontagiosas (Uami) de Caraguá promove neste sábado (28/07/2012) uma campanha para detectar os vírus dos tipos B e C. O horário de atendimento ao público será das 9h às 16h, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no Jardim Primavera.

Durante os exames serão retiradas amostras de sangue e o diagnóstico é fornecido em meia hora. Caso o resultado seja positivo, os pacientes serão encaminhados para testes mais detalhados e para o tratamento. As pessoas acima dos 12 anos de idade podem participar da triagem. Os interessados devem levar um documento oficial (RG, CNH ou Passaporte).

Desde o início do ano, Caraguá registrou 40 novos portadores do vírus da doença. Desse total, 30 pacientes foram diagnosticados com o vírus da hepatite C e 10 com o da hepatite B. A coordenadora da Unidade de Atendimento de Moléstias Infectocontagiosas (Uami), Maria Helena Cattani, explica que a descoberta desses casos aconteceu em exames rotineiros. “Algumas pessoas souberam que portavam o vírus da hepatite antes de fazer uma cirurgia”.

A hepatite é uma doença inflamatória que compromete as funções do fígado e pode ser fatal.  O contágio ocorre pelo contato com sangue infectado, nas relações sexuais sem proteção e compartilhamento de equipamentos para uso de drogas. A confecção de tatuagens, colocação de piercing e objetos de uso pessoal (lâminas de barbear ou depilar, escovas de dente e instrumentos para pedicure/manicure), sem os devidos cuidados de manipulação e esterilização do material também contribuem para a transmissão.   

Durante a semana, os testes para detectar a doença são feitos na sede da Uami, das 7h às 17h, na Av. Pernambuco, 740 – Indaiá. Além dos exames, também são promovidas palestras sobre tema nas escolas, empresas e nos bairros.
Sintomas

As hepatites virais agem silenciosamente no organismo e os sintomas aparecem em um estágio mais avançado da moléstia. Os mais comuns são: febre, fraqueza, mal estar, dor abdominal, enjoo, náuseas, vômitos, perda de apetite, urina escura, icterícia e fezes esbranquiçadas.

Serviço - Campanha de Hepatites Virais - Dia: 28 de julho (sábado) - Horário: 9h às 16h - Local: Centro de Especialidades Médicas (CEM) - Praça Renato Navarro Magalhães, Jardim Primavera //  Unidade de Atendimento de Moléstias Infectocontagiosas (Uami) - Atendimento: 7h às 17h - Av. Pernambuco, 740 – Indaiá - Informações: (12) 3883-1373

0 comentários: