quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

ATALHOS

A reta é a menor distância entre dois pontos. Às vezes, o traçado do caminho mais conhecido e seguro é um tanto sinuoso, mas buscamos atalhos (a reta) para encurtarmos a distância e ganharmos tempo.

Em 1980, fui com alguns amigos pescar em uma lagoa nas proximidades de Piracicaba, durante uma semana. Todos os dias, pela manhã e a tarde, íamos verificar os anzóis de espera. Tínhamos estabelecido um roteiro livre de vegetação, para chegarmos aos locais. Eu era o piloto do barco.

No quarto dia, pretendendo ganhar tempo, optei por um atalho passando pela vegetação. Após navegar algum tempo, batemos com o remo numa colmeia de abelhas. Eu e mais dois amigos fomos, furiosamente picados no rosto, braços e pernas. Batemos em retirada, para nos livrar do ataque e buscar a margem do lago. Não atingimos o objetivo teve que ser adiado. Ficou uma lição:
"Na vida, às vezes, o atalho não é o melhor caminho"

Isso se aplica também na política. Políticos, grupo políticos ou partidos querem queimar etapas, buscam atalhos. Pragmáticos, afoitos, ávidos a se eleger ou galgar cargos buscam coligações e/ou alianças sem uma análise mais cuidadosa e se dão mal. Ficam com a imagem  e  a carreira comprometida.

Além dos rachas, acabam sendo parceiros de envolvidos em escândalos. Pipocam nos meios de comunicação denúncias de desvio de verbas, superfaturamento e outros.  Portanto, é preferível ter o pé no chão, caminhar para frente com passos seguros. Pois, buscar atalhos duvidosos pode se perder na caminhada ou ficar sozinho na beira do caminho.     

João Rocha*

*Graduado em Administração. Foi presidente do PT
DM - Caraguatatuba - SP. (2008-2010)
Membro do DM- Caraguá e Coordenação. Regional do PT - V. do Paraíba.
Formador e Gestor da Esc. Nac. Formação do PT

0 comentários: