Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, a Administração Municipal de São Sebastião, através da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), em parceria com a Etec – Centro Paula Souza, promove a Semana da Afrodescendência.
O evento, a ser realizado de quarta-feira 16 a sábado 19, contará com um ciclo de palestras, debates e apresentações alusivas ao tema.
A programação dos três primeiros dias será realizada na Etec, com início sempre às 20h.
Na quarta-feira 16, o grupo de break dance das Oficinas Culturais, União Breaker’s faz uma apresentação. Em seguida, haverá a palestra com o tema “Hip Hop em São Sebastião”, ministrada pelos assessores culturais da Sectur Edson José dos Santos, o Guerreiro, e Fábio Mathias Catarino.
Já na quinta-feira 17, o público poderá prestigiar o samba de roda, o maculelê e roda de capoeira, além de participar de três palestras: “Capoeira no Ensino Infantil” – ministrada por Suely Carvalho; “A capoeira com crianças especiais” – com Marcelo Soares Gouvêa, o Bonga; e “Capoeira em projetos sociais” – palestrantes: Alex Getulio, Gustavo Souza Leite e Valdemir Santos Cruz.
Na sexta-feira 18, é a vez do grupo de capoeira Angola das Oficinas Culturais. A palestra da noite será sob o tema “A história da capoeira Angola em São Sebastião”, realizada pelos mestres de capoeira Dominguinhos, Noel Nascimento, Alex Getúlio e Marcelo Soares Gouveia.
Batuíra
O Centro Cultural de São Sebastião Batuíra será palco para o encerramento da Semana da Afrodescendência, no sábado 19.
A partir das 20h, os atores de São José dos Campos, Meire Pedroso e Marco Antonio Simões, apresentarão o “Manifesto a Zumbi dos Palmares”, uma performance com música, dança e poesia.
Em seguida, o grupo de dança e teatro Guadalquivir mostrará todo seu talento e criatividade com as coreografias Apharteid, Xica da Silva e Rita Baiana do Cortiço, da coreógrafa Martine Blain.
Para fechar o ciclo de palestras, o escritor, educador, sociólogo e militante social, Moacyr Pinto, fará a apresentação de suas obras literárias “Eu tenho o meu sonho – A sabedoria e os causos do seu Zé Pedro, mestre quilombola da Casa de Farinha de Ubatuba – SP” e “HIENA - Minha revolta não se vende”.
Serviço: O Centro Cultural de São Sebastião Batuíra fica na Rua Martins do Val, nº 81, São Francisco. Já a Etec localiza-se na Rua Ítalo Nascimento, nº 366, no Porto Grande, ambos na região central.
Depto de Comunicação/PMSS
Caraguablog/JFPr
0 comentários:
Postar um comentário