sábado, 5 de novembro de 2011

Ilhabela: Região do Perequê recebe 280 ligações de esgoto

A Sabesp do Litoral Norte anunciou esta semana a liberação de mais 280 ligações à rede de esgoto da empresa na região da Praia do Perequê, em Ilhabela. As ligações compreendem o trecho entre o antigo Restaurante da Telma até a Praça Elvira Storace.

Mês passado, a cidade conquistou uma importante marca. Relatório divulgado pela Sabesp apontou que entre os meses de janeiro e setembro deste ano foram realizadas 1.000 novas ligações de esgoto nos bairros do Jardim do Éden, Barra Velha e parte do Perequê.

Este número de ligações só foi possível graças à campanha educativa feita na cidade, através de uma parceria entre Sabesp e a Prefeitura de Ilhabela.

Desde o início do ano foram realizadas mais de 3 mil visitas técnicas nos bairros do Jardim do Éden, Perequê e Barra Velha. As visitas contam com apoio dos servidores da Vigilância Sanitária, ligada a Secretaria de Saúde de Ilhabela. Na ocasião, os técnicos ressaltam a importância da conexão dos imóveis que passaram a ser factíveis de ligações.

Índices
Desde o início do Programa Onda Limpa Litoral Norte, Ilhabela saiu de um índice de 4% (2008) e atingirá mais de 50% de cobertura até julho de 2012.

Atualmente, além da conclusão do Sistema de Esgotamento Sanitário Paraia do Pinto/Ponta Azeda, a cidade conta com a 3ª fase da reversão do Sistema de Esgotamento Sanitário Saco da Capela/Centro.

Esta etapa abrange os bairros Perequê, Morro da Cruz, Itaquanduba, Itaguassú e a reversão do esgoto coletado no Saco da Capela para a nova Estação de Pré-Condicionamento do Itaquanduba, possibilitando assim a desativação da antiga estação localizada na Vila.

“O saneamento hoje é uma realidade em Ilhabela, que saiu daquele índice de 4% de esgoto coletado e tratado até 2008 para 36% este ano, com a meta de ultrapassar os 50% em 2012. Só era preciso apenas ter coragem, pois são obras que ficam embaixo da terra. Só se preocupa com saneamento básico quem é comprometido e quer melhorar a saúde da população”, comemora Toninho Colucci (PPS).

0 comentários: