No último sábado, foi realizada a formatura de 21 adolescentes, entre 15 e 17 anos, orientados pela ONG Grupo de Adolescentes Multiplicadores em Rede. Durante quatro dias, eles tiveram oficinas sobre sexualidade, drogas, DST e AIDS. O objetivo do encontro foi capacitá-los como multiplicadores no ambiente em que vivem.
Segundo o coordenador da ONG, Felippo Almeida, de 21 anos, a principal proposta foi incentivar os adolescentes a serem protagonistas da realidade de cada um. “Primeiramente trabalhamos com cada um. Nosso foco é aumentar a autoestima e desenvolver um projeto de vida individual, desta forma, poderão desempenhar o que aprenderam em outros espaços”, explica.
Em dois dias de capacitação, foi possível observar o desenvolvimento de alguns alunos. Débora Santos da Silva, 15 anos, já iniciou o trabalho em sua escola. “Em um dia que a professora faltou, comecei a tirar dúvidas dos colegas de classe, pelo que já havia aprendido nas oficinas”, disse.
O protagonismo juvenil em São José dos Campos teve início em 1995, quando profissionais e adolescentes ligados aos diferentes projetos desta instituição foram capacitados. A ONG foi idealizada a partir da necessidade de continuar o trabalho destes jovens. Um dos grupos, ao deixar sua entidade, decidiu prosseguir o trabalho de conscientização em parceria com outros núcleos multiplicadores.
Caraguablog/JFPr
0 comentários:
Postar um comentário