quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Encontros na Arte, em Caraguatatuba

Filme conta história da Rota da Cerâmica de Caraguá
Uma das principais expressões da arte em Caraguá, a cerâmica completou, em 2011, 25 anos de história no município. Para marcar a data, a Associação Apreciação, Reflexão e Produção Artística (Arpa) e a ONG italiana Darearte lançaram o documentário ‘Encontros na Arte, em Caraguatatuba‘.
O filme tem entrevistas e imagens das obras de oito artistas da ‘Rota da Cerâmica’ de Caraguá. Para o vice-presidente da Arpa, Carlo Cury, o documentário provoca admiração das pessoas perante a beleza do manuseio da argila, além de divulgar uma parte da história do município.

“O filme é um registro de todo o percurso dessa arte na cidade. A partir deste trabalho são confirmadas a trajetória e a qualidade da cerâmica confeccionada em Caraguá”, ressalta.

‘Encontros na Arte, em Caraguatatuba‘ tem os objetivos de servir de apoio didático ao ensino das artes visuais, fomentar o público e valorizar a produção artística local e o Patrimônio Cultural da cidade.

A Arpa é uma Organização Não Governamental fundada em 2005 com o intuito de promover ensino gratuito de arte, defesa e preservação do meio ambiente e valorização do profissional de arte.
 Conheça a história dos artistas/Link dos vídeos:
Conheça a história dos artistas:
*Fonte: Oscar D’Ambrosio e documentário “Encontros na Arte em Caraguatatuba”

Ben Hur Vernizzi
Nascido em São Paulo, o artista Ben Hur Vernizzi mora em Caraguá desde 1985, cidade onde começou a trabalhar com a cerâmica.
Seu primeiro contato com a arte na argila ocorreu na década de 1970, quando esteve no Pará e no Amazonas. Logo, sentiu interesse em fazer cerâmica. 
Video: Ben-Hur Vernizzi

Sonia Meyre
Mineira da cidade de Teófilo Otoni, ainda com nove meses de idade, Sonia Meyre mudou-se para Caraguá. Trabalhou com modelagens e desenhos para manequins de lojas, costureiras e estilistas. Em 2000, passou a se dedicar a esculturas de figuras humanas com gesso.
Video: Sonia Meyre


Nelcy Martins
Em 2002, Nelcy Martins conheceu o Núcleo TerrAmar e teve seu primeiro contato com a cerâmica. A artista estudou as técnicas de placa, modelagem, de fôrmas de gesso e esmaltação, até chegar na sua verdadeira identidade artística, focada no raku.
Video: Nelcy Martins


Marcia D`Amico
Xícaras, pratos, travessas, cubas e outros utilitários. São esses o foco de produção da paulistana Marcia D´Amico, moradora em Caraguá desde 2006.

Claudia Canova Passos
“Sempre gostei de ganhar lápis e papel. São os presentes que mais me marcaram na infância”. Dessa maneira, Claudia Canovas Passos, de São Paulo, define sua ligação com a arte.
Vídeo: Claudia Canova Passos


Zandoná
As lembranças da mãe fazendo panelas de barro, em Viçosa, em Alagoas, marcaram a infância de Maria Pinheiro Zandoná. Moradora de Caraguá há 20 anos, Zandoná descreve com detalhes essas memórias.
Video: Zandoná


Vania Takahashi
Quando Vania Takahashi viu um peixe em cerâmica pela primeira vez na casa de um amigo descobriu sua paixão. Moradora de Caraguá há 22 anos, a joseense já fazia atividades manuais como desenho e tricô desde a infância.
Video: Vania Takahashi

Angela Maria Nunes
O amor ao desenho levou Angela Maria Nunes a ingressar na Escola de Belas Artes, em São Paulo, onde teve seu primeiro contato com a cerâmica. Nascida em Ibiporã, no Paraná, mudou-se para Caraguá em 1999.
Video: Angela Maria Nunes
Assessoria de Comunicação/PMC
Caraguablog/JFPr

0 comentários: