domingo, 25 de setembro de 2011

Prefeitura de Ilhabela abre inscrições para cursos profissionalizantes do Via Rápida, amanhã segunda-feira

A Prefeitura de Ilhabela abre amanhã, segunda-feira (26/9) as inscrições para cursos profissionalizantes do Via Rápida, na sede do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), localizada na rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 128, no Perequê. São eles: garçom, técnico de vendas e cozinheiro (manipulação básica de alimentos).

Os cursos de garçom e técnico de vendas, com 30 vagas cada, serão ministrados no período noturno. Já o curso de manipulação básica de alimentos – cozinheiro será realizado à tarde. Todos têm duração de 42 dias.
Caraguablog/JFPr


Os participantes receberão bolsa auxílio, obedecendo o limite de faltas, e ainda transporte e lanche durante todo o curso. Os cursos são voltados preferencialmente a quem está desempregado. Os critérios de seleção são definidos pelo Governo do Estado.

Em julho deste ano, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), participou do lançamento do programa Via Rápida Emprego, que teve a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa. Na ocasião, Colucci confirmou a vinda dos três cursos para Ilhabela.

O programa estadual desenvolvido em parceria com as prefeituras oferece cursos gratuitos e auxílio financeiro para a qualificação profissional, de acordo com as demandas de cada região. “Primeiro trouxemos a unidade do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) para a cidade e constantemente estão vindo os cursos de qualificação. Agora conseguimos o programam Via Rápida, que é mais uma oportunidade para nosso trabalhadores”, destaca o prefeito Toninho Colucci.

Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. A seleção será feita pela secretaria, que usará critérios de idade, escolaridade e renda familiar, além de priorizar quem estiver desempregado ou for arrimo de família. Os participantes do Ação Jovem e do Renda Cidadã, programas da Secretaria de Desenvolvimento Social, também terão preferência na seleção. O objetivo do Estado é oferecer a chamada "porta de saída" dos programas de transferência de renda, ou seja, a qualificação para as pessoas gerarem renda, entrarem no mercado de trabalho e conquistarem sua autonomia. Os documentos necessários são RG e CPF.
PM de Ilhabela/
Caraguablog/JFPr

0 comentários: