segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Tecendo as Águas promove mutirão de limpeza na foz do Rio Juqueriquerê

Coleta feita ano passado resultou em 350 quilos de lixo em apenas duas horas de mutirão
Dia 31 de janeiro, sábado pela manhã, quem quiser dar uma forcinha para a natureza pode comparecer à Boca da Barra, no bairro Porto Novo, em Caraguatatuba, litoral norte de SP, e participar do mutirão promovido pelo Projeto Tecendo as Águas, do Instituto Supereco. A manhã toda será dedicada à limpeza do local que corresponde à área de manguezal na foz do Rio Juqueriquerê, um dos principais rios que abastecem a região de Caraguatatuba e parte de São Sebastião.


A limpeza começa às 8h e tem término previsto para as 11h30. Não é necessária inscrição prévia, apenas comparecer com calçados fechados e roupas leves e confortáveis, mas que protejam do sol, boné, protetor solar e repelente de insetos. Menores de 18 anos só podem participar acompanhados pelos pais e é aconselhável que estejam vacinados contra meningite, hepatite C e tétano. Mesmo com céu nublado ou chuvisco a ação acontece.Sacos de lixo, luvas, água e frutas serão oferecidos aos voluntários que também receberão um kit de brindes. O lixo recolhido será separado, pesado, acondicionado e transportado para local adequado.


 “Será uma ação de limpeza de rio e praia e, ao mesmo tempo, uma sensibilização sobre questões de saneamento básico que englobam a Campanha Se Liga nessa Bacia, também desenvolvida pelo Projeto Tecendo as Águas. Serão fornecidas informações de como se ligar na rede coletora de esgoto da Sabesp”, explica Silvia Weel, gestora local do Projeto.

Outro mutirão de limpeza  da foz do Rio Juqueriquerê já foi realizado pelo Supereco, em março de 2014 e recolheu 350 quilos de lixo em apenas duas horas, inclusive sucata de uma televisão. Da sua nascente até a Praia do Porto Novo, o Juqueriquerê atravessa vários bairros, enfrenta muitas ocupações irregulares do solo e recebe muito esgoto doméstico, além de detritos industriais, mas especialmente pelo movimento das marés, o lixo jogado nas praias e no mar. O mutirão deste ano pretende contar com comunidade local, representantes de organizações e turistas.

O evento está sendo apoiado pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, Secretaria de Turismo, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Serviços Públicos, Ong Acajú, APA Marinha Litoral Norte e Grupo de Auxílio Civil Albatroz (GACC), Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC).

 Quem faz
O Projeto “Tecendo as Águas” é realizado em parceria com a Chevrolet e o Instituto Educa Brasil, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e tem seis objetivos que se conectam no sentido de trabalhar a floresta, a água, educação, saúde, cultura, turismo, geração de renda e qualidade de vida: “Saberes das Águas”, “Se Ligue nas Águas”, “Conhecendo as Águas”, “Caminho das Águas”, “Águas da Mata” e “No Ritmo das Águas”. Conta também com o apoio do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBHLN), das prefeituras de São Sebastião e de Caraguatatuba, do Instituto Trata Brasil, da rede Made In Forest, do Centro de Educação Ambiental de Guarulhos (CEAG) e da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME).

Sobre o Instituto Supereco
O Supereco é uma OSCIP que atua há 20 anos com a missão de promover a educação ambiental como ferramenta estratégica de conservação ambiental aliada ao desenvolvimento humano. Os 23 Programas, projetos e intervenções de educação pela sustentabilidade, abrangendo todos os Biomas do Brasil, formaram mais de 10.500 educadores e lideranças multiplicadoras em educação ambiental, atenderam mais de 1,5 milhão de crianças e jovens em programas de educação ambiental presencial e à distância, contemplaram 900 mil participantes diretos nas intervenções socioambientais e produziram 95 publicações especializadas na área. Site www.supereco.org.br

COMO PARTICIPAR DO TECENDO AS ÁGUAS
Os moradores da região do litoral norte podem participar ativamente das ações socioambientais do Projeto Tecendo as Águas cuja sede fica no centro histórico de São Sebastião.  Basta acompanhar o calendário de ações pelo facebook do projeto e se inscrever em oficinas, mutirões, concursos e eventos culturais. Há várias ações aos finais de semana, cursos com certificado e atividades que podem acolher voluntários, artistas, ambientalistas, estudantes, professores, agricultores, comerciantes e qualquer pessoa interessada em meio ambiente e sustentabilidade. Para quem não está no litoral norte de SP, o convite é para acompanhar e postar sugestões na página Tecendo as Águas do facebook.

Facebook.com/TecendoasAguas
Fátima ChuEcco (11) 3375-9685 e 96930-8282

Assessora de Imprensa Instituto Supereco/Projeto Tecendo as Águas

0 comentários: