quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Mutirão ‘Todos contra a Dengue’ realiza vistorias no Poiares e Tinga

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, realizará uma série de vistorias nas próximas semanas, com a equipe do mutirão ‘Todos contra a Dengue’. Os bairros Poiares e Tinga serão os primeiros locais atendidos.

Cerca de 40 trabalhadores estarão envolvidos na ação, uma parceria entre os agentes do CCZ e os agentes comunitários de saúde. As vistorias serão realizadas casa a casa, das 8h às 14h.

Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, o município registrou apenas 13 casos de dengue em 2017. Além disso, quatro munícipes tiveram Chikungunya e nenhuma pessoa foi notificada com Zika Vírus.

Apesar do baixo índice de contaminados, o coordenador da Equipe de Controle de Dengue, Ricardo Sousa, ressaltou a importância do trabalho do mutirão ‘Todos contra a Dengue’.

“É importante sempre vistoriar e eliminar os focos de dengue. Precisamos que os munícipes recebam nossos agentes para que aconteça a verificação e retirada de possíveis criadouros do Aedes aegypti. Quando necessário, aplicamos também um larvicida. O próprio dono da casa pode nos ajudar diariamente nessa batalha contra a dengue, sempre procurando focos e evitando deixar água parada”, afirmou.

Segundo Ricardo Sousa, o Plano Municipal de Controle do Aedes aegypti, continua em ação e consiste no controle mecânico (retirada de criadouros) e químico (aplicação de inseticidas), na realização de vistorias quinzenais em pontos estratégicos (borracharias, ferro velho, depósitos de materiais de construção) que são locais que tendem a ter muitos criadouros.

As ações serão realizadas também no mês de novembro, nos dias 11 e 25. O local ainda será definido.

0 comentários: