Com o lema “Falar é a maior solução”, o “Setembro Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio com o objetivo direto de alertar à população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.
Em Caraguatatuba, nesta quarta-feira (27/09), em menção ao mês, cerca de 20 pacientes da Unidade de Saúde Mental do município participaram de palestra dentro da temática na Biblioteca Lúcio Braun.
A palestra foi ministrada pelo médico Sérgio Cerqueira Tonetto, do Ambulatório de Saúde Mental, pós graduado em psiquiatria. Tentativas de suicídio, agressividade, impulsividade, compulsão e medicamentos e seus efeitos foram os principais temas abordados.
Segundo Tonetto, entre os principais objetivos do encontro estão a remissão ou diminuição dos sintomas de suicídio que possam estar presentes no quadro do paciente; evolução e melhor prognóstico com a possibilidade de estabilização dos mesmo; acompanhamento mensal para prevenção de novas tentativas de suicídios; suporte e avaliação do paciente e, se necessário, prescrição de medicamentos.
Próximos encontros
Mesmo ao final do “Setembro Amarelo”, Caraguatatuba segue com reuniões sobre o assunto junto ao público.
Nos dias 30/10 e 27/12, toda a população esta convidada a participar dos próximos encontros que serão realizados no Auditório Maristela de Oliveira na Fundação Cultura e Educacional de Caraguatatuba (Fundacc) das 13h às 17h.
0 comentários:
Postar um comentário