quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Exposição “Anjos e Santos” segue no Museu de Arte e Cultura de Caraguá até janeiro

A mostra apresenta mais de 70 peças modeladas em argila
com pintura guache e tinturas de artesanato
O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba apresenta até o dia 15 de janeiro, a exposição de artesanato “Anjos e Santos”. A abertura oficial será às 19h, com entrada franca.

A mostra apresenta mais de 70 peças modeladas em argila com pintura guache e tinturas de artesanato, não queimadas, produzidas por Dona Lili Figueira (já falecida) e seus filhos: Benedita Francisca dos Santos, José Donizetti dos Santos, João Dimas dos Santos, Benedito Domingos dos Santos e Fátima Aparecida dos Santos. Algumas obras são conjuntos que formam presépios em peneiras.

Os filhos de Lili aprenderam com a mãe a arte de modelar em barro, exaltando a importância que cada figura tem, representando assim, uma história, um enredo, um sentido de existir.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 14h às 22h. O MACC está localizado no Polo Cultural Professora Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no Centro. Mais informações: (12) 3883.9980.

Exposição “Anjos & Santos”

Dona Lili Figureira nasceu na Fazenda do Quilombo, em Taubaté, no ano de 1918. Foi educada dentro dos princípios caipiras e era muito querida de sua família, especialmente de seus avós. Quando criança aprendeu com a avó Porcina, que fazia panelas de barro e potes para a serventia da casa, a modelar em argila. A primeira figura que fez foi uma galinha.

Esse foi um dos brinquedos de sua infância: modelar no barro as coisas que via ao seu redor. Lili foi crescendo e a vida foi tecendo infindáveis histórias que ela sempre gostava de contar.

Casou-se em 1950 e foi morar na roça, num lugar onde hoje é o Bairro Santa Inês. Lá criou seis filhos, aos quais passou o fascínio de modelar em argila. Seu marido também sabia modelar em barro, embora seu trabalho não lhe permitisse muito tempo livre para isso. Os filhos de Lili Figueira aprenderam com a mãe a arte de modelar em barro, sabendo que cada figura tem que ter uma história, um enredo, um sentido de existir.
Hoje continuam a fazer figuras, cada um no seu estilo, mas guardando de Dona Lili essa verdade: cada figura precisa ter uma história, um significado, para não ser apenas mais uma, mas ser única.
 
Exposição “Anjos e Santos”
Até 15 de janeiro 
MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
Entrada Franca

Visitação: De terça a domingo, das 14h às 22h

0 comentários:

Veja também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

IMOBILIARIA

IMOBILIARIA
Sempre um bom Negócio - Corretores Credenciados - A Maior Variedade de Imóveis