Professores Ricardo, Mikiya, Clayton e Claudemir |
No dia 09 de dezembro de
2016, pela tarde, quatro estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do
Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) assistiram a
uma defesa de mestrado que ocorreu no Instituto de Física da Universidade de
São Paulo (USP).
Os licenciandos João Pereira Neto, Adriana de
Andrade, Rafael Brock Domingos e Vinicius Bispo dos Santos acompanharam o Prof.
Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (do IFSP-Caraguatatuba) que participou da
banca examinadora (comissão julgadora) da dissertação de mestrado escrita por
Clayton Ferreira dos Santos, intitulada “Produção de vídeos por alunos no
processo de ensino-aprendizagem no ensino de física”. João, Adriana e Rafael
são bolsistas de iniciação científica e orientados pelo professor Ricardo
Plaza, enquanto Vinicius é bolsista do PIBID – Programa Institucional de Bolsa
de Iniciação à Docência.
Além do professor Ricardo Plaza, a comissão
julgadora desta dissertação de mestrado foi composta pelo seu orientador, Prof.
Dr. Mikiya Muramatsu (do Instituto de Física da USP), e pelo Prof. Dr.
Claudemir Edson Viana (da Escola de Comunicações e Artes da USP). Após a
arguição, Clayton teve seu trabalho de mestrado aprovado pela comissão
julgadora e obteve o título de “Mestre em Ciências – Área: Ensino de Física”. A
defesa ocorreu no âmbito do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino
de Ciências da USP.
Esta dissertação de mestrado objetivou analisar
produções de vídeos por alunos de ensino médio, envolvendo atividades
experimentais de física e buscando avaliar o processo de aprendizagem
significativa na perspectiva de David Ausubel, com destaque para as práticas
educomunicativas e para as ações de ensino por investigação.
O trabalho de pesquisa realizado para esta
dissertação de mestrado ocorreu com um grupo de alunos de uma escola pública de
ensino médio situada na grande São Paulo. Uma das conclusões do trabalho foi
que as mídias digitais, imersas no cotidiano dos alunos, podem apresentar um
papel que favorece o processo de aprendizagem significativa, se forem bem
trabalhadas pelo professor.
O professor Clayton estudou no câmpus de São Paulo
do IFSP (que na época nomeava-se CEFET-SP), onde se formou na segunda turma do
curso de Licenciatura em Física, que se iniciou em 2002. Durante a sua
graduação ele foi aluno do professor Ricardo Plaza em diferentes disciplinas de
seu curso de Licenciatura.
Após a defesa de mestrado, os estudantes do
IFSP-Caraguatatuba conheceram a biblioteca do Instituto de Física da USP
(IF-USP), o acelerador de partículas Pelletron também situado no IF-USP, a
Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP) e instalações do Instituto de
Matemática e Estatística da USP (IME-USP), tais como a sua biblioteca.
Os licenciandos em matemática presentes avaliaram
que foi muito importante assistirem esta defesa de mestrado numa instituição de
renome internacional como a USP, pois isto abriu novas perspectivas para eles,
forneceu ideias para seus TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) e
incentivou-os a continuar os seus estudos acadêmicos em nível de pós-graduação,
após o final do curso de Licenciatura em Matemática.
CLIQUE AQUI para ver a postagem original
0 comentários:
Postar um comentário