quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Estudantes de Matemática assistiram à defesa de mestrado na USP

Professores Ricardo, Mikiya, Clayton e Claudemir
No dia 09 de dezembro de 2016, pela tarde, quatro estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) assistiram a uma defesa de mestrado que ocorreu no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).

Os licenciandos João Pereira Neto, Adriana de Andrade, Rafael Brock Domingos e Vinicius Bispo dos Santos acompanharam o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (do IFSP-Caraguatatuba) que participou da banca examinadora (comissão julgadora) da dissertação de mestrado escrita por Clayton Ferreira dos Santos, intitulada “Produção de vídeos por alunos no processo de ensino-aprendizagem no ensino de física”. João, Adriana e Rafael são bolsistas de iniciação científica e orientados pelo professor Ricardo Plaza, enquanto Vinicius é bolsista do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

Além do professor Ricardo Plaza, a comissão julgadora desta dissertação de mestrado foi composta pelo seu orientador, Prof. Dr. Mikiya Muramatsu (do Instituto de Física da USP), e pelo Prof. Dr. Claudemir Edson Viana (da Escola de Comunicações e Artes da USP). Após a arguição, Clayton teve seu trabalho de mestrado aprovado pela comissão julgadora e obteve o título de “Mestre em Ciências – Área: Ensino de Física”. A defesa ocorreu no âmbito do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP.

Esta dissertação de mestrado objetivou analisar produções de vídeos por alunos de ensino médio, envolvendo atividades experimentais de física e buscando avaliar o processo de aprendizagem significativa na perspectiva de David Ausubel, com destaque para as práticas educomunicativas e para as ações de ensino por investigação.

O trabalho de pesquisa realizado para esta dissertação de mestrado ocorreu com um grupo de alunos de uma escola pública de ensino médio situada na grande São Paulo. Uma das conclusões do trabalho foi que as mídias digitais, imersas no cotidiano dos alunos, podem apresentar um papel que favorece o processo de aprendizagem significativa, se forem bem trabalhadas pelo professor.

O professor Clayton estudou no câmpus de São Paulo do IFSP (que na época nomeava-se CEFET-SP), onde se formou na segunda turma do curso de Licenciatura em Física, que se iniciou em 2002. Durante a sua graduação ele foi aluno do professor Ricardo Plaza em diferentes disciplinas de seu curso de Licenciatura.

Após a defesa de mestrado, os estudantes do IFSP-Caraguatatuba conheceram a biblioteca do Instituto de Física da USP (IF-USP), o acelerador de partículas Pelletron também situado no IF-USP, a Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP) e instalações do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP), tais como a sua biblioteca.

Os licenciandos em matemática presentes avaliaram que foi muito importante assistirem esta defesa de mestrado numa instituição de renome internacional como a USP, pois isto abriu novas perspectivas para eles, forneceu ideias para seus TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) e incentivou-os a continuar os seus estudos acadêmicos em nível de pós-graduação, após o final do curso de Licenciatura em Matemática.

CLIQUE AQUI para ver a postagem original

0 comentários:

Veja também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

IMOBILIARIA

IMOBILIARIA
Sempre um bom Negócio - Corretores Credenciados - A Maior Variedade de Imóveis