quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Inscrições para Concurso Literário de Caraguatatuba “Altamir Tibiriçá Pimenta” seguem abertas até setembro

O objetivo é incentivar a criação literária, destacar escritores 
locais e revelar novos talentos, resultando na
publicação de uma Antologia Poética

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba está com as inscrições abertas até 2 de setembro para o CLICA 2016 – Concurso Literário de Caraguatatuba “Altamir Tibiriçá Pimenta”. O objetivo é incentivar a criação literária, destacar escritores locais e revelar e valorizar novos talentos, resultando na publicação de uma Antologia Poética, que homenageará o poeta e jornalista caiçara Altamir Tibiriçá Pimenta.

Podem participar escritores residentes em Caraguatatuba há mais de 5 anos com idade a partir de 14 anos. Cada participante poderá se inscrever com até duas obras inéditas ou não de tema livre nas categorias Conto, Crônica e Poesia.

Os interessados em participar devem realizar a inscrição via correio ou pessoalmente na sede da Fundacc, localizada na Rua Santa Cruz, nº 396, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no sitewww.fundacc.com.br e podem ser solicitados pelo e-mail adrianacoutinho.fundacc@gmail.com.  

A premiação e o lançamento da Antologia serão realizados no dia 28 de outubro, em comemoração ao Dia Nacional do Livro, lembrado no dia 29 do mesmo mês, em horário e local a serem definidos. Serão selecionadas até 30 obras literárias, subdivididas em até 10 obras de cada categoria e publicadas em uma antologia de aproximadamente 200 páginas.

Cada participante selecionado receberá como prêmio 15 exemplares e os primeiros colocados de cada categoria receberão R$ 1 mil cada. Mais informações: (12) 3897.5661.

Sobre Altamir Tibiriçá Pimenta
Grande poeta e um dos fundadores e relator do jornal A Voz do Litoral, Altamir Tibiriçá Pimenta foi assessor de Relações Públicas e imprensa da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba durante o mandato da prefeita Tereza Cury Nogueira, e responsável pela instalação da primeira rádio na cidade, a Oceânica. 

Conhecemos hoje sua veia jornalística e poética por meio de seus discursos, homenagens, depoimentos e publicações que compõem o acervo que leva seu nome: Fundo Altamir Tibiriçá Pimenta e Projeto de História Oral "Recontando Caraguá", do Arquivo Histórico e Permanente "Arino Sant'Ana de Barros". O caraguatatubense, nascido em 24 de fevereiro de 1918, na Fazenda Mococa, possuía uma energia que parecia não ter fim, visível em seus olhos azuis brilhantes e aguçados. Foi professor leigo, encarregado do expediente da prefeitura e agente municipal de estatística. Na política, ingressou em 1946, quando nomeado prefeito de Caraguatatuba.

Como vice-prefeito de Antonio Augusto Matheus, participou de grandes obras que trouxeram mais conforto e saúde para os munícipes. Entre 1956 e 1959, foi prefeito eleito e, nos anos seguintes, vereador. Sempre próximo do povo caiçara e atuando para minimizar seus problemas, contribuiu como presidente e diretor de várias associações religiosas, sociais e esportivas. Entre elas a Congregação Mariana, a Sociedade de São Vicente de Paula, o Círculo Operário e o Esporte Clube XV de Novembro.

Homem de várias facetas, como um diamante lapidado pelo tempo, faleceu em 09 de janeiro de 2000, recebendo desde então merecidas homenagens. (Denise Lemes, historiadora)

0 comentários: