sábado, 4 de junho de 2016

Se Dilma voltar o bicho pega; se Temer ficar o bicho come

O Brasil está numa sinuca de bico. Temos dois cenários pela frente. Ou Dilma volta ou Temer continua.

As duas perspectivas são preocupantes. Se Dilma voltar, voltará para os braços do povo, mas também do mesmo Congresso. Sem maioria na Câmara, nem no Senado. Voltará sem força para governar.

Ficará de novo emparedada pela Câmara, onde a turma do Cunha tem maioria de 2/3. Imobilizada.

A Câmara ficará em pé de guerra, mobilizada para tentar derrubá-la de novo. Poderá tentar mais um impeachment. Se Temer ficar vai impor uma agenda de direita, anti-povo que vai deixar o país em transe.

Vai cortar todos os programas da Dilma. Vai cortar o salário mínimo. Vai cortar os investimentos. Vamos viver em estado permanente de protestos.

Temer vai ficar emparedado pelo povo. Imobilizado.

Dilma não conseguirá governar por causa do Congresso. Temer não conseguirá governar por causa do povo. Ah, mas então a solução é convocar novas eleições presidenciais ainda este ano? Pode ser uma boa solução. Mas tem que combinar com o presidente da Câmara e com o presidente do Senado.

Se eles não colocarem essa proposta na pauta, nada feito. E qual é o interesse deles em colocar isso na pauta, se vai prejudicá-los? Ambos estão na linha de sucessão do presidente.

A situação na Câmara está confusa. Ninguém sabe quem é o presidente. Embora Cunha esteja afastado é ele quem manda de fato. Embora Waldir Maranhão seja o presidente de direito, de fato ele não manda nada. Por isso ninguém sabe se o vice de Temer é Cunha ou Maranhão. Como a presidência da Câmara parece estar vaga, o mais correto é considerar que o vice de Temer é Renan.

Para ele o melhor é continuar a confusão na Câmara. Quanto mais tempo durar a confusão mais tempo ele será o vice de Temer. Mas, seja quem for o presidente da Câmara nem a ele nem a Renan interessa convocar novas eleições. Seus mandatos no Legislativo terminam no fim deste ano. Mas o mandato do vice de Temer irá até o final de 2017. Por que eles vão encurtar em um ano seu poder?

Mas tem mais: se eles colocarem essa proposta na pauta quem garante que ela vai passar? A maioria conservadora da Câmara e do Senado sabe que se houver eleições nenhum candidato conservador vai ganhar e sim Lula. A eles interessa a volta de Lula ou a continuação das pautas de direita até o final de 2017?

Dentre tantas dúvidas só uma coisa é certa: Se Dilma voltar o bicho pega; se Temer ficar o bicho come.

(Fonte: Associação Brasileira Jornalistas)

0 comentários: