sexta-feira, 10 de junho de 2016

Mostra Sustentarte encerra Semana do Meio Ambiente na sexta (10)

Desde segunda (6), acontece em Caraguá, a Semana do Meio Ambiente. Diversas ações de conscientização integram a programação. Para encerrar as atividades, moradores e turistas poderão conferir nesta sexta (10), a partir das 9h, na Praça Dr. Cândido Motta, Centro, a 4ª Mostra Sustentarte.

No evento, terá oficinas de reciclagem; contação de histórias; teatro “A Última Contemplação”, que é sobre as maritacas; distribuição de materiais educativos; troca de livros; exposição; mostra de trabalhos dos alunos; palestras entre outras atividades. Esta última atividade tem as parcerias da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Educação e Serviços Públicos.

Nessa quinta (9/6/2016), o oceanógrafo, Raul Oliveira Costa Dias abordou o Programa de Educação Ambiental do Porto de São Sebastião, no Teatro Mario Covas. A palestra contou com a presença de professores da rede pública municipal e estadual, e alunos da E.E. Eduardo Corrêa da Costa Júnior, no Tinga e E.E. Colônia dos Pescadores, no Indaiá.

Costa Dias contou que o objetivo do projeto é empoderar as comunidades do entorno do porto – Araçá, Deodato e Varadouro, e os pescadores de São Sebastião e Ilhabela. Várias ações já foram desenvolvidas como resgate da cultura caiçara, ciclo de palestras sobre Educação Ambiental, cursos de noções de monitoramento ambiental, mutirão de limpeza nas praias e rios, curso de boas práticas na atividade da pesca, entre outras.

A Semana do Meio Ambiente teve início na segunda (6), com o plantio de mudas de carobinha e araçá, no CIDE Sul, no Perequê Mirim. Participaram alunos do 7º ano da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, que também tiveram um bate-papo com os ambientalistas Marina Montenegro e Mauro Apingorá sobre a importância da preservação da vegetação nativa e conservação do meio ambiente.

Na terça (7), foi a vez dos produtores rurais de Caraguatatuba realizarem plantio na Área de Preservação Permanente “Boi N’Água”, na estrada do Cambixo.

A limpeza do rio Juqueriquerê ocorreu na quarta (8), e reuniu integrantes da Fundacc, das secretarias de Educação, Serviços Públicos, Urbanismo, ONG Acaju e Associação de Pescadores Artesanais da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca).

Também durante a semana, houve divulgação da coleta seletiva nos bairros piloto Pontal Santa Marina e Estrela D’Alva com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec/Circus).

0 comentários: