terça-feira, 21 de junho de 2016

Estudantes da Escola Alcides de Castro visitam IFSP-Caraguatatuba

Na manhã e na tarde do dia 16 de junho de 2016, mais de uma centena de estudantes de ensino médio da Escola Estadual Alcides de Castro Galvão visitaram as instalações do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), onde participaram de diversas atividades educacionais e científicas de extensão.

A Escola Alcides de Castro está localizada no Bairro Ipiranga, em Caraguatatuba e seus alunos das turmas matutinas chegaram pela manhã por volta das 08:30 e ficaram no IFSP até as 12:00, enquanto pela tarde os alunos das turmas vespertinas chegaram por volta das 13:30 e ficaram no IFSP até as 18:00.

As atividades educacionais das quais os estudantes da Escola Alcides de Castro participaram foram organizadas por bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (André Luiz Oliveira dos Santos Júnior, Josiene Vieira Nascimento Dourado, Brenda da Rocha, Aline da Silva Oliveira, Mayra Dantas Bueno, Matheus Luiz Romeo Pereira, Sergio Galdino da Silva Junior, Adilson Alves de Oliveira Junior, Luana dos Santos Prata Batista, Jaqueline Nadabi Chiqueto Svingal e Lucas Isper) e contou também com o apoio dos bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto, Adriana de Andrade e Rafael Brock Domingos.

Todos os alunos bolsistas que estiveram presentes organizando as atividades são orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira em projetos de extensão e de pesquisa e estudam em diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como licenciatura em matemática, tecnologia em processos gerenciais, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas e técnico em edificações.

Estas atividades foram planejadas a partir do contato inicial realizado pela Profa. Ma. Sibele Schimidtt (docente de geografia da Escola Alcides de Castro) com o professor Ricardo Plaza. A partir deste contato, o professor Ricardo e alguns de seus bolsistas participaram de uma reunião de professores da Escola Alcides de Castro para explicar as características e os objetivos das atividades propostas para serem realizadas com os alunos secundaristas na visita que foi planejada para ocorrer em 16/06/2017.

Pela manhã, os alunos da Escola Alcides de Castro vieram ao IFSP-Caraguatatuba acompanhados pelas professoras Sibele Schimidtt, Rita Moraes, Vanessa Macedo, Gilda Brasileiro e Rosana Pinheiro. Eles foram recebidos na portaria do câmpus de Caraguatatuba do IFSP pela equipe do programa de extensão e imediatamente foram encaminhados para o auditório da instituição.

No início foi feito um pequeno apanhado a respeito da história do IFSP e de seus cursos superiores e técnicos. O Prof. Me. Luis Américo Monteiro Junior explicou aos presentes um pouco acerca do curso de Licenciatura em Matemática que é coordenado por ele no IFSP-Caraguatatuba.

Na sequência foi feita uma sessão de cinedebate em que foi exibido o filme “Gravidade” e ao seu final foi realizado um debate mediado sobre ele. Este filme de ficção científica, lançado em 2013, conta com a presença da atriz Sandra Bullock e do ator George Clooney e foi dirigido por Alfonso Cuarón. Basicamente ele conta a história de uma astronauta perdida no espaço e que tenta sobreviver após um acidente com a nave em que estava em órbita da Terra. O filme proporcionou uma reflexão acerca dos vários conhecimentos científicos que a protagonista teve que usar – sobretudo na área da física – para tentar sobreviver às situações terríveis de sobrevivência no espaço que apareceram ao longo da trama do filme.

Para entender melhor os fenômenos relacionados ao denominado estado de imponderabilidade (“zero g”), foram apresentados alguns vídeos curtos de experimentos produzidos por astronautas da NASA na ISS – International Space Station (Estação Espacial Internacional) que estão disponíveis para serem vistos no site Youtube: “Wringing out water on the ISS” (“Torcendo água na ISS”), “Space station astronauts grow a water bubble in space” (“Astronautas da estação especial criam uma bolha de água no espaço”), “Liquid ping pong in space” (“Ping pong líquido no espaço”) e “Karen Nyberg shows how you wash hair in space” (“[A astronauta] Karen Nyberg mostra como se lava o cabelo no espaço”). Foi exibido também o vídeo didático curto de animação (disponível também no youtube) intitulado: “Quer que desenhe? Gravidade”. Após a exibição do filme e o debate que ocorreu na sequência, os alunos da escola Alcides de Castro fizeram uma visita guiada pelos diferentes espaços do IFSP, tais como o laboratório de matemática, o laboratório de ciências naturais, o laboratório de construção civil e a biblioteca.

Novamente, após estes alunos chegarem ao IFSP, eles foram conduzidos ao seu auditório para o início das atividades da tarde. O Prof. Me. Nelson Alves Pinto que é diretor do IFSP-Caraguatatuba fez uma apresentação do IFSP-Caraguatatuba, ressaltando que esta é uma instituição ideal para alunos que gostam de estudar.

A professora Sibele Schimidtt, juntamente com o aluno Guilherme Leite (do segundo ano de ensino médio), discorreram um pouco a respeito do Projeto “Noite com as estrelas”, uma atividade educacional de observação do céu noturno com telescópio que foi desenvolvido sob a coordenação dela no ano de 2015 e que ocorrerá de novo no segundo semestre de 2016 nas instalações da Escola Alcides de Castro.

Na sequência, foram apresentados diversos experimentos de física aos alunos presentes, em particular, a bola de plasma, o levitador magnético e um pequeno motor elétrico com pilha, imã e fios metálicos. Aos alunos interessados pela física envolvida nestes experimentos, foi lembrado que o IFSP-Caraguatatuba tem o projeto de iniciar em 2017 o curso de Licenciatura em Física, de quatro anos, no período noturno.

O objetivo da demonstração destes experimentos de física foi o de despertar nos alunos presentes a curiosidade científica e a motivação pelos estudos.

O filme exibido durante o período vespertino aos alunos presentes foi “Perdido em Marte”, estrelado pelo prestigiado ator Matt Damon e lançado em 2015. Basicamente se trata de uma ficção científica em que um astronauta é deixado em Marte, após a tripulação de sua nave presumir que ele está morto devido a um acidente grave provocado por uma tempestade de areia.


A película “Perdido em Marte”, da mesma forma que “Gravidade”, aborda situações limites em que um astronauta tem que sobreviver usando para isto seus conhecimentos científicos, por exemplo, de biologia, para produzir alimentos (basicamente, batatas) de modo a não morrer de fome, sozinho em um planeta desértico como Marte. Os dois filmes são um exemplo claro de como o conhecimento humano tem um caráter interdisciplinar que é sempre importante ser sempre destacado nos processos de educação científica de crianças, adolescentes e jovens.

Ao final da exibição do filme durante os debates que se seguiram, alguns extensionistas apresentaram atividades educacionais com RPG com o objetivo também de tentar sobreviver (e não morrer de fome) em jogos elaborados para esta finalidade. O bolsista de iniciação científica Rafael Brock, que atualmente é estudante do segundo ano do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e que estudou na escola Alcides de Castro, expôs aos alunos presentes o seu trabalho de pesquisa e destacou a importância que teve para a sua formação acadêmica a participação, durante o ensino médio, em projetos como os coordenados pela professora Sibele. Da mesma forma, o Prof. Me. Ricardo Maroni Neto do IFSP-Caraguatatuba fez uma análise do filme “Perdido em Marte”, inclusive destacando curiosidades a respeito das músicas que compõem a trilha sonora do filme.


Ao final das atividades, após as 18:00, foi feito um convite aos interessados para a observação do céu noturno que foi realizada com três telescópios na parte de trás do auditório do IFSP: um telescópio refletor do próprio IFSP, um telescópio refletor cedido pela professora Sibele e um telescópio refrator cedido pelo professor Ricardo Plaza. Com estes telescópios foram feitas observações da Lua e de planetas, como Júpiter.

1 comentários:

Anônimo disse...

Vou considerar o avanço dos participantes. Como estudante dá pra perceber a importåncia de horas valiosas. Que seja sempre melhor, parabéns a todos.